Chega de gente tóxica! Aprenda a atrair pessoas que acrescentem à sua vida

Atraia pessoas que te elevem na profissão e na vida fazendo isso pelos outros! Os semelhantes, neste caso, se atraem (Foto: PEXELS)
A gente se contamina pelos outros, claro que você já sentiu isso. Mau humor, reclamação, insegurança: tudo isso parece ser contagioso; assim como bom humor, calma e animação também o são.
Mas como podemos nos certificar de atrair as pessoas certas, que nos influenciem positivamente? E como podemos saber que tipo de pessoas NÓS SOMOS?
Dia desses li um artigo do PhD George S. Everly no qual ele falava sobre o que chama de "nutric people", um conceito sem tradução exata que tem a ver com pessoas que "nos nutrem", apoiam e incentivam o crescimento e o desenvolvimento do outro.
Em suas pesquisas, o especialista demonstrou que somos mais resilientes, por exemplo, quando temos apoio de alguém para sê-lo. Concluiu ainda que o nosso sucesso e a nossa felicidade são facilitados quando nos cercamos de pessoas que nos acolhem, acreditam no nosso potencial e nos ajudam a nos sentir bem sobre nós mesmas.
O que o doutor Everly disse que mais me chamou a atenção, porém, foi: se você quer atrair esse tipo de gente (que apoia, acolhe e eleva o outro) deveria, antes de tudo, se esforçar para ser uma delas.
Ao que pergunto: você é?
Identificando seus padrões
Para avaliar que tipo de pessoa você anda sendo, pense no que é um típico colega, amigo ou parente tóxico. Geralmente é um perfil que faz você se sentir usada ou sugada, solta o veneno sempre que dá, deixa tudo "pesado".
Agora tente imaginar se não é você quem precisa repensar os comportamentos, se não está intoxicando o ambiente por causa das seguintes características:
- Insegurança. Embora as pessoas tóxicas possam mascará-la com arrogância
- A necessidade de apontar defeitos, mesmo dizendo que não tem a intenção ou que quer ajudar
- O hábito de falar coisas negativas sobre todo mundo "só de brincadeira"
- A capacidade de fazer o outro se sentir exaurido
- Aquele "talento" de fazer o outro se questionar e ficar inseguro
Ok. Agora vamos à meta real, que é atrair pessoas que sejam o oposto disso. Pela lógica do dr. Everly, conseguimos elevar nosso ciclo de amigos e colegas de trabalho buscando ser uma "nutric person", uma pessoa que reúna as características abaixo:
- Torce pelas pessoas, para que realizem seus sonhos, e tenta ajudar
- Sempre tem uma boa palavra, um discurso motivador
- Ajuda sem necessariamente esperar retorno
- Costuma estar mais feliz do que triste
- Quase sempre está sorridente
- Faz você se sentir energizada e bem consigo mesma
- Estimula sua autoestima, elogia genuinamente
- Parece te compreender. Mesmo quando discorda, respeita o outro
- Confiável, você fica à vontade com ela
- Confiante, e isso é transmissível (mais gente acaba se sentindo assim ao seu redor)
- Tem integridade: vive de acordo com seus valores e princípios e não se corrompe
Veja mais
- Girlboss, eu? 5 passos para evoluir na autoliderança
- Dificuldade de relacionamento no trabalho? Veja o que fazer
- Combata a estafa de fim de ano com essas 5 táticas
O que fazer na prática
A lista acima serve para nortear sua jornada para ser a pessoa que deseja atrair. Simpática, do bem, empática, acolhedora, confiante.
Comece praticando um ou dois itens da lista que não sejam tão naturais para você e perceba como os iguais, nesse caso, se atraem.
Apoie e ouça mais as pessoas, elogie quando houver algo digno de nota (basta procurar o lado bom, treinar o olhar), não critique tanto as pessoas, pare de reclamar dos problemas. Chegue sempre pensando em como tornar o ambiente mais leve.
Naturalmente, com essa postura, as pessoas tóxicas tenderão a se sentir desconfortáveis com você — criticarão sua nova postura, em um primeiro momento, e depois apenas se afastarão.
Ou seja, naturalmente, com seu comportamento e sem dizer uma palavra, você faz uma faxina de gente tóxica no seu grupo de amigos e colegas de trabalho.
Vale, porém, caprichar na limpa do que anda intoxicando sua vida — listando pessoas, lugares e ocasiões que te fazem mal e merecem ser deixadas de lado. No paralelo, apenas aguarde o poder da estratégia do dr. Everly: agindo como gostaria que agissem com você, seu único trabalho vai ser identificar seus pares, as pessoas que vão, de fato, acrescentar à sua vida.
Seja o primeiro a comentar
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.