Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

Sua imagem pode lhe deixar mais confiante -- e alavancar sua carreira

Bru Fioreti

27/06/2017 07h59

Você pode se sentir mais confiante, produzir melhor, se sentir leve, passar uma imagem consistente, ser mais respeitado – tudo isso se estiver bem resolvido com relação ao seu estilo. Então por que não usá-lo como mais uma ferramenta de sucesso profissional? Preconceito. A batida ideia de que moda é fútil, perda de tempo para gente bem-sucedida. Não aqui! Não para esta coach!

Minha experiência no mundo da moda e fora dele tem mostrado que a aparência é uma vantagem competitiva que extrapola e muito o fator "beleza". Estilo é bem mais importante, porque estilo implica em confiança – e confiança é o material mental do sucesso.

Vem comigo que vou explicar como.

Seu estilo definido em cada detalhe = mais confiança, o que te ajuda a causar uma boa primeira impressão. (Foto: iStock)

Produtividade versus moda. Chega!

Sou uma apaixonada pelo tema "produtividade", já li tudo o que você pensar sobre isso, fiz matérias, procurei cursos, testei inúmeros métodos… E fico mordida de ver como os gurus da área desprezam o tema moda.

Em geral, usam o exemplo de Mark Zuckerberg, que veste a mesma cor de camiseta todos os dias, para automatizar a vestimenta e poupar sua mente brilhante de pensar no reles "com que roupa eu vou?". Isso porque pequenas decisões roubam uma energia preciosa que temos, especialmente no período da manhã, à disposição do nosso cérebro e de seus mais ambiciosos projetos. Steve Jobs também fazia isso – sempre com aquela camiseta preta e jeans, lembra?

Faz sentido e vejo valor na automatização dos processos decisórios banais. Aliás, encorajo todo mundo a guardar a manhã para as atividades mais importantes da sua vida. Escolher a roupa, de fato, é uma tarefa que pode ser feita no dia anterior para você acordar e ir direto escrever, malhar, fazer ligações… Seja lá qual for a sua prioridade.

Mas a vida com a mesma cor todo dia, convenhamos, é de bocejar até a mandíbula ter cãibra (é possível isso?) e, para muitas esferas, pode ser uma postura improdutiva. Sim, improdutiva, por razões concretas. Enumero-as a seguir.

Antes de você abrir a boca, sua imagem fala por você

Ter produtividade alta é fazer mais daquilo que te leva em direção aos seus objetivos, sem ter a sensação diária de secar gelo, de só se ocupar com tarefas asfixiantes. Ok, e quem disse que a moda – as roupas, a beleza, o estilo e tudo mais que envolve o tema – não podem te levar em direção aos seus objetivos de várias formas?! A mais conhecida delas é a primeira impressão.

As pesquisas mais recentes apontam para uma média de sete segundos para uma pessoa formar uma opinião sobre a outra. E isso é baseado na aparência e na linguagem corporal. As informações que vierem depois serão filtradas por essa impressão inicial. Ou seja, causar uma boa impressão ou demarcar seu território com consciência pode ser deveras inteligente no âmbito profissional. Que imagem você quer transmitir à primeira vista? A resposta essa pergunta pode mudar a maneira como você se veste no dia a dia.

É uma questão de controlar a imagem que transmite, de trazer clareza e consciência até para a esfera da aparência. Tão mais interessante ter a noção clara de quem é VOCÊ, conhecer seu estilo e se posicionar sem dizer nada, só por um sapato vermelho, um cabelo curto, um blazer vintage ou uns óculos arredondados à la Lennon.

Aumentar sua autoconfiança pode ser seu ponto de virada

Seguir seu estilo e se arrumar aumenta a autoestima – que aumenta a autoconfiança, que aumenta a motivação e, em consequência, a produtividade, o foco e o bem-estar. Qualquer espiadinha no "Esquadrão da Moda" lembra a gente de como uma boa transformação eleva a autoestima. E que o "fake until make it" tem poder!

Autoestima e autoconfiança reforçadas de fora para dentro, "enganando" nosso subconsciente para que ele compre a ideia de que estamos nos sentindo a última bolacha do pacote. A mesma lógica vale para um corte novo de cabelo, perda de peso…

A moda é um ativador diário de criatividade

Remover a cor, as formas, as escolhas do guarda-roupa amputa parte daquela leveza que levanta o astral mesmo em dias cinzentos. Ninguém está falando de consumo, de exagero, de futilidade. A moda aqui é o que é: a forma de expressão do indivíduo pela indumentária, aumentando sua sensação de pertencimento a grupos e assim por diante. Tem uma função social, uma função psicológica e uma função lúdica, portanto. E bem-estar nos ajuda, sim, a ver mais produtivos e, principalmente, criativos.

Se sua criatividade anda capenga ou é fundamental no seu campo de atuação, a expressão pela moda pode te ajudar, assim como buscar seu lado "criança" em jogos que fazia antigamente, inserir arte em casa e propor-se a conhecer um lugar novo por semana.

Faça o teste da escolha prévia da roupa e ganhe estilo

Dito isso, concordo e MUITO com a recomendação de separar a roupa na noite anterior. Faça o teste por três dias, só três já bastam. Isso poupa energia e tempo preciosos na manhãzinha e traz mais consciência à escolha de looks. Dá para pensar nas combinações e sair dos looks automáticos assim. Logo, é não só mais produtivo como mais interessante do ponto de vista do estilo agir assim. Se der vontade de mudar de roupa ao se trocar pela manhã, não ceda – você se adapta com o tempo a fazer a escolha de look prévia e segui-la sem pensar.

Vale até para home office – muita gente relata que o fato de colocar sapatos em casa já muda seu foco e ativa o modo "trabalhar" em minutos.

Clareza é uma das chaves para a produtividade elevada, vamos aplicá-la também à moda. Porque se você não é o Mark Zuckerberg pode precisar do estilo para se sentir bem, passar uma boa impressão, criar uma imagem estratégica. E ela nem sempre se resume a uma camiseta cinza.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti