Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

Microaprendizado: o método da moda que pode valer por uma pós para você

Bru Fioreti

08/12/2017 08h00

Microaprendizado ou microlearning é palavra da moda quando se fala em educação via internet. Basicamente se trata de um método de ensino que considera o curto período de concentração das pessoas e a queixa geral sobre a falta de tempo para subdividir o conteúdo de formações completas em trechos mais palatáveis. Tudo a ver com e-learnings com vídeos de 3 a 7 minutos e lições rápidas para fixar o conteúdo.

Outra abordagem em voga são as chamadas pílulas de aprendizado, em que conhecimentos específicos são transmitidos independentemente. Em vez de você ter que fazer um curso inteiro sobre marketing para saber sobre anúncios na internet, você foca em aprender sobre este tema específico, o que representa uma economia de tempo.

O que isso tem a ver com a sua carreira?

Uma das perguntas que mais recebo é sobre dever ou não cursar uma nova graduação ou investir em uma pós-graduação para evoluir na carreira ou mudar de área. Óbvio que é interessante estudar sempre, mas muitas vezes o conhecimento de que você precisa é específico, e cursos mais rápidos resolveriam.

Escolha um assunto que ama para começar seu microlearning e planeje 5 minutos diários (Foto: Pexels)

 

Lançar mão da estratégia do microlearning, por exemplo, pode ser mais prudente se sua carga de trabalho é imensa e você não sabe exatamente que rumo tomar. Conhecer um pouco sobre um novo assunto dá pistas se aquele é o melhor rumo a seguir — e aí sim você terá melhores condições de avaliar se vale a pena investir em uma pós.

Um ponto importante sobre aprender em pílulas é a possibilidade de aplicar imediatamente o conteúdo no dia a dia, e é com essa prática que se absorve e retém novos conhecimentos de maneira mais efetiva.

Microlearning "do it yourself"

É, sim, possível estruturar seu próprio sistema de microlearning, reunindo as pílulas de aprendizado de um assunto no qual queira se aprofundar e subdividindo esse conteúdo em horários de estudo reduzido.

Provavelmente você já faz essa "curadoria" própria de conteúdo no dia dia, quando faz a lista de blogs e vídeos favoritos ou se programa para ler sobre determinado tema toda semana.

A sacada está em sistematizar melhor o aprendizado. Se você se interessa por moda, pode pesquisar os vários temas nos quais quer se aprofundar e criar uma pasta organizada. História da moda, styling, moda no Brasil e profissões na área poderiam ser divisões do seu "curso particular de formação em moda", organizado de acordo com temas do seu interesse.

Ou seja, você define os grandes temas que vai estudar por, vamos dizer, quatro meses, e vai reunindo o material que estará em cada "módulo".

O próximo passo seria planejar o estudo por pílulas — se a ideia for reservar 5 minutos diários para isso, então você verá um vídeo ou lerá um texto por dia. Para absorver o conteúdo, minha sugestão é anotar um resumo do aprendizado, o que servirá uma apostila a ser consultada para dimensionar o aprendizado.

Para complementar, saia do seu microestudo com uma ideia de aplicação do que foi aprendido, que pode ser desde comentar isso com alguém a tentar usar em um relatório do trabalho.

Que tal planejar seu "curso"de 2018?

Ideia extra? Planejar seu microaprendizado para os primeiros meses de 2018.

Escolha um tema que te interesse muito ou que vá fazer diferença na sua carreira para que você tenha motivação e vá criando a pasta com conteúdos. Se for algo estimulante, a pesquisa das pílulas será estimulante desde já.

Nunca minimize o poder de pequenas metas — é com ela que você atinge grandes resultados :-).

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti