Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

O que você quer realizar até o Natal chegar? Dá tempo, planeje aqui

Bru Fioreti

23/11/2017 08h00

O ano está acabando. Você pode começar agora a reclamar, cruzar os braços e esperar a virada, ou pode tentar fazer algo útil das próximas quatro semanas — porque depois disso já é Natal, e bem sabemos que você não vai querer pensar em muita coisa além da ceia e da viagem para a praia.

E se eu dissesse a você que quatro semanas são suficientes para você realizar algo importante e que se propor a isso tem poder de motivar e fazer você entrar no ano novo se abrindo a uma nova mentalidade? E se eu dissesse que nem vai doer?

Corre porque faltam quatro semanas para o Natal e ainda dá tempo de ter orgulho de realizar algo por você neste ano (Foto: Pexels)

É que a realização é viciante, quanto mais você faz, mais quer fazer.

Se deixar para engatar a realização de metas só em janeiro, a chance de ter êxito é menor. Se começar agora, mesmo se for com pequenos passos, já chega "treinado" para novas posturas em 2018. Ou, no mínimo, com a autoestima mais elevada por ter realizado algo importante para você.

Crie uma meta que só dependa de você!

Este, aliás, um ponto fundamental: para que valha a pena qualquer esforço a essa altura do campeonato é preciso que você tenha a tal da "motivação intrínseca", algo que você queira fazer por você e para você, que traga fôlego, prazer, interesse, mesmo se for um desafio daqueles! E é bom que seja, senão também desanima.

A sua meta de quatro semanas precisa depender exclusivamente de você e ser realista, para não ter o efeito contrário e se tornar frustrante.

Perder peso? Evoluir no inglês? Terminar um curso que está enroscado? Pegar firme na caminhada? Entregar todos os relatórios pendentes? Dar feedback aos funcionários? Limpar a caixa de e-mails? Arrumar o guarda-roupa? Exterminar o quartinho da bagunça?

Não há meta pequena nem grande, há meta possível de ser cumprida neste prazo e importante para você. Qual a sua? Escreva detalhadamente para ganhar clareza e firmar um compromisso pessoal.

Crie um plano de ação

Uma vez que a definiu, pense que mesmo as quatro semanas podem parecer infinitas se você não programar a execução no dia a dia.

Por isso, quis explicar os pilares do processo de coaching, e como ele faz as pessoas realizarem mais.

No coaching, tudo começa por definir onde você está hoje e onde quer estar amanhã. Nesse processo, o coach estabelece um objetivo com o cliente e então um prazo para que seja realizado. Mas a chave mesmo para que tudo aconteça é a estratégia e o planejamento. Ambos determinam as competências a serem desenvolvidas e atitudes a serem tomadas e vão, semana pós semana, aprimorando o processo.

Aqui é o "x" da questão: as metas grandiosas precisam ser fracionadas em várias menores para que a motivação das pessoas não despenque rapidamente! É por isso que tanta gente morre na praia. As metas parecem longas e difíceis demais para serem perseguidas.

Fracione sua meta e coloque os passos na agenda

Portanto, sua meta de quatro semanas precisa ser cortada em micrometas semanais para funcionar. Quantos quilos na primeira semana? Quantas gavetas? Quantos e-mails? Tudo dividido parece mais palatável. E distribua as atividades necessárias na sua agenda, dia a dia, para não deixar virar uma bola de neve.

Por fim, mais uma dica para tornar este fim de ano mais produtivo é estabelecer um compromisso com amigos, família ou os seguidores nas redes sociais. Isso ajuda a manter o fôlego em dias de desânimo.

Qual vai ser seu desafio de quatro semanas? Comece agora, seu 2018 agradece.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti