Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

Aprenda a criar um mantra pessoal de sucesso

Bru Fioreti

20/11/2017 08h00

Um lema, uma frase motivadora, uma máxima, algo que faça você acreditar que consegue realizar, que é forte ou que depois da tempestade vem a bonança. Sim, pode ser um clichê ou uma frase conhecida, roubada de um filósofo, de uma música ou de um suposto texto da Clarice Lispector. O objetivo é criar um mantra fortalecedor, algo que você repita para si mesmo e que tenha poder de ativar sua motivação.

Você em todo seu poder & glória em frente ao espelho falando seu mantra pessoal antes de sair, tente isto em casa! (Foto: Pexels)

 

Pode perguntar às pessoas mais bem-sucedidas à sua volta: a maioria vai assumir que tem lembretes mentais ou frases de efeito que, de tão repetidas, estão introjetadas em suas mentes. Algo que se tornou o que chamamos no universo do coaching de "crença fortalecedora", algo no qual as pessoas acreditam e que as ajuda a ir adiante.

Acreditar que consegue terminar tudo o que começa? Crença fortalecedora. Ter certeza de que nasceu para ser feliz? Idem. Acreditar que sempre depois de um evento ruim algo bom vai acontecer? Mais uma das boas…

Você pensa com palavras, já pensou nisso?!

Talvez você já tenha tido contato com algo do gênero em livros de autoajuda, lido sobre as ideias da lei da atração ou visto algo sobre o poder da comunicação escrita e falada em estudos acadêmicos. As fontes que sugerem isso são as mais variadas, mas todas são calcadas no princípio de que você pensa o tempo todo, e a maior parte dos seus pensamentos é inútil ou negativa. Ah, claro, os pensamentos são formados por palavras.

Ao introduzir pensamentos propositadamente positivos, bem formulados e recorrentes, você pode começar a desenvolver uma crença de que são verdadeiros. Eles passam a fazer parte de você e automaticamente vêm à consciência nas situações desafiadoras.

É como se você se treinasse a escolher coisas melhorar para pensar nos momentos difíceis de forma a manter a cabeça erguida e o foco no que vem (de bom) a seguir. Convenhamos, é melhor que escolher entrar numa espiral negativa mental, infelizmente a tendência natural que temos.

Se a essa altura você está disposto a criar seu mantra pessoal, um conjunto de frases fortalecedoras que façam sentido para você, continue comigo. Selecionei algumas dicas para ajudar.

Procure priorizar palavras positivas

Não, nunca e outras palavras que remetam a negatividade ou escassez não devem estar no seu mantra e, de preferência, nem no seu dia a dia.

A regra é sempre perguntar "eu não quero isso, então o que eu quero no lugar?". Uma simples troca de palavras torna sua comunicação (inclusive a comunicação que tem com você mesmo) mais positiva. Então se o seu mantra fosse ter "nunca sinto falta de nada", o ideal seria trocar por "sempre tenho abundância em tudo o que preciso". Entendeu?

Pense em frases fáceis de repetir

Guarde sua veia poética para outras fontes. Mantra pessoal tem menos a ver com o "Hino Nacional" e "Os Lusíadas" que com frase de caminhão. É melhor que seja forte, claro, direto e fácil de memorizar. De uma a quatro sentenças curtas e cheias de significado.

Crie um mantra que pareça possível e verdadeiro

Se você coloca uma frase do tipo "tenho o emprego que amo e ganho o suficiente para realizar tudo o que quero para a minha família" e está desempregado e vivendo o maior perrengue é claro que seu mantra não vai "colar". Vai é ter o efeito contrário!

A proposta aqui não é criar algo que deixe você alienado, que te engane, mas que te motive a respirar fundo e ter coragem de agir.

Aí que entram frases como "estou cada vez mais perto de…", "estou aprendendo a…", "sinto que vou conseguir…". São construções úteis para se lembrar dos seus objetivos e sonhos, mas com os pés aqui no chão.

Só fomente emoções positivas com o que repetir

De que adianta ouvir "Happy" o dia todo se a música remeter a acontecimentos ruins da sua vida? A mesma coisa vale para o mantra pessoal: precisa soar 100% positivo quando o repetir em voz alta ou mentalmente, daí a importância da formulação.

Precisa motivar e parecer verdadeiro para funcionar. Algo como "aprendo com tudo o que me acontece e estou cada dia melhor" pode ser mais do que suficiente para estimular sua resiliência e positividade no dia a dia. Por isso, repito, vale a pena simplificar tudo e deixar sua mente agir.

Programe-se para repeti-lo pelo menos em três momentos do dia

Eu uso o termo mantra por isso, porque requer repetição para ser fixado. Uma ideia boa é repetir seu mantra de frente para o espelho toda manhã ou antes de sair. Também vale fazer isso de manhã bem concentrado e antes de dormir.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti