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O que vocĂȘ faz de melhor? Aprenda a usar isso para dar uma guinada em 2020

Bru Fioreti

10/12/2019 04h00

Quão animador é começar a fortalecer o que jå tem de bom profissionalmente em vez de focar nos seus gaps? Foto: Pexels

Parece difĂ­cil aceitar que podemos ter uma carreira bem-sucedida focando no que somos boas.

É, a gente aprendeu a lutar contra a ideia de que Ă© possĂ­vel ter felicidade profissional e ganhar dinheiro com o que gostamos de fazer. A gente associa trabalho a um esforço negativo (aliĂĄs, associa o esforço em si a algo negativo), a sofrimento, se culpa se as coisas "caĂ­rem no colo". E quando alguĂ©m diz que podemos aproveitar nossos talentos e propensĂ”es para ganhar a vida soa ingĂȘnuo e atĂ© falacioso.

Cada vez que dou um dos meus treinamentos de carreira e branding pessoal reitero essa percepção. NĂŁo uma ou duas mulheres, mas muitas delas tĂȘm entraves para associar "fazer o que amo" e "ser bem-sucedida, inclusive financeiramente".

No entanto, a prĂĄtica mostra que nĂŁo Ă© nenhum absurdo.

A maioria das pessoas mais bem-sucedidas em suas ĂĄreas de atuação aproveitaram suas facilidades naturais, as desenvolveram e, com treino, estudo e (muita) prĂĄtica, as levaram ao prĂłximo nĂ­vel para se destacar. Ralaram muito no caminho e ainda ralam, aprendem sobre novas ĂĄreas, sim, mas nĂŁo perdem de vista o que as fez chegar ali: o que tĂȘm de bom, o que faz seus olhos brilharem, os assuntos dos quais nunca se cansam.

Anotou isso?

  1. o que tĂȘm de bom
  2. o que faz seus olhos brilharem
  3. os assuntos dos quais nunca se cansam

Jå pensou que sua guinada profissional pode vir de, enfim, abraçar o que te apaixona e empacotar isso de uma forma que satisfaça alguma necessidade do mercado?

Pois vem pensar.

Uma abordagem positiva, mas nĂŁo ingĂȘnua

Se vocĂȘ quiser acelerar seus resultados na carreira, Ă© hora focar nas qualidades, no que jĂĄ tem de bom, em vez de se esforçar o dobro para mascarar ou se tornar mediana no que nĂŁo Ă© boa.

Eu sei: muitas vezes vocĂȘ nĂŁo pode fazer isso de imediato, precisa preparar uma transição profissional para chegar lĂĄ. Mas e daĂ­?

Tomada a decisĂŁo de focar no positivo, pode começar aĂ­, exatamente de onde estĂĄ, a estudar e praticar, abraçando o que veio no "pacote vocĂȘ" no paralelo. Vai trabalhando no que estĂĄ hoje e se tornando melhor na nova seara.

Temos uma tendĂȘncia a minimizar o que sabemos fazer com os pĂ©s nas costas. Comece agora a lutar contra isso: o que fĂĄcil para vocĂȘ nĂŁo Ă© fĂĄcil para o outro. Eis a oportunidade de ser pago por isso.

E os gaps profissionais, nĂŁo fazemos nada com eles?

NĂŁo Ă© bem assim. Se vocĂȘ tem um problema no trato com as pessoas e ocupa cargo de liderança, Ă© recomendĂĄvel que melhore na comunicação e na empatia. Caso seja uma pessoa tipicamente de Humanas e tenha começado a trabalhar numa empresa que lida com dados e esfera digital, nĂŁo adianta espernear: Ă© bom que entenda o bĂĄsico da linguagem para se comunicar bem com o time de desenvolvedores.

SĂł nĂŁo precisa se tornar expert nisso, entende? NĂŁo deveria gastar a maior parte do seu tempo e da sua energia com aquilo no qual dificilmente vai ser brilhante ou ter prazer em fazer.

Para conseguir resultados profissionais melhores, o caminho Ă© se tornar espetacular no que jĂĄ Ă© boa, ou pelo menos no que jĂĄ Ă© apaixonada. O interesse profundo faz maravilhas pelo aprendizado!

E talvez a sua dĂșvida agora seja a definição de qual a habilidade desenvolver. Para isso, fiz o roteiro a seguir.

Veja também:

Como descobrir "a" habilidade e usĂĄ-la melhor em 2020

  • O que faço bem desde criança?
  • O que para mim Ă© ultratranquilo de fazer e para os outros nĂŁo?
  • Por qual habilidade sou sempre elogiada?
  • O que me dĂĄ mais prazer de fazer?
  • O que me faz perder a noção do tempo e de onde estou enquanto executo?
  • O que faria atĂ© de graça na vida?
  • O que jĂĄ sei, mas sempre gosto de estudar e aprender mais?
  • Que assuntos sempre estĂŁo no topo dos meus interesses?
  • O que amaria praticar e estudar mais?
  • O que me apaixona?
  • Do que nunca me canso? (que assunto, atividade, prĂĄtica
) 

E aí, diante dessa autoinvestigação, cabe se perguntar:

  • O mercado hoje aceita bem/valoriza o que eu tenho de melhor?
  • Como posso usar essa minha habilidade para resolver problemas de mais pessoas?
  • Qual o prĂłximo passo que preciso dar para comunicar melhor minha habilidade?
  • Qual o prĂłximo passo para começar a lapidar minha grande habilidade a partir de agora?
  • Como posso tentar inserir mais dela na minha prĂĄtica do trabalho? 

Esse roteiro serve para que vocĂȘ leve para a prĂĄtica a habilidade que decidiu masterizar — aquela na qual decidiu tornar-se mestre, especialista. Sem imaginar como vai comunicar ao mercado e fazer dela um bom negĂłcio, isso tudo aqui fica na esfera da satisfação pessoal e do hobby e nĂŁo da carreira.

Tudo bem, se for seu objetivo.

Mas, para testar a ideia de usar suas propensĂ”es naturais como diferencial de carreira, sugiro escolher a habilidade usando o primeiro questionĂĄrio e decidir se esmerar nela.

EntĂŁo, passar a focar nisso e a comunicar a decisĂŁo para mais pessoas com o tempo, levando a construção da sua marca pessoal para determinada especialidade e um nicho especĂ­fico, aquele que valoriza e contrataria o que vocĂȘ tem a oferecer.

É uma estratĂ©gia prĂł-vocação que jĂĄ deu certo para muita gente, por que nĂŁo com vocĂȘ?

Sobre a autora

Bruna Fioreti Ă© coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteĂșdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de VocĂȘ, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendĂȘncias da ĂĄrea, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

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