Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

10 providências para tomar em dezembro e alavancar sua carreira em 2020

Bru Fioreti

03/12/2019 04h00

Para usar o poder dos ciclos a nosso favor: façamos em dezembro um misto de balanço e planejamento profissional (Foto: Pexels)

Bem sei que dezembro não é exatamente o mês mais convidativo para pensar em carreira. Amigo secreto, festa e recesso parecem bem mais sedutores que focar no emprego que deseja mudar ou na necessidade de se atualizar profissionalmente.

Mas os ciclos importam, nos entendemos por meio deles, e por isso usar o último mês do ano como forma de balanço e de pré-recomeço é uma estratégia eficaz.

Não dói tanto quanto parece, prometo.

O que proponho aqui é uma lista de atitudes/providências para lapidar seu momento profissional, organizar a casa e e deixar tudo preparado para usar o início de ciclo que janeiro inspira de forma frutífera.

Vamos aos tópicos, separados em duas etapas, a de repensar e a de renovar.

Fase 1) Repensar

  • Providência 1. Faça um inventário de emoções frequentes. Durante três dias, anote as emoções que sente ao longo do dia, especialmente enquanto trabalha. Alegria, ansiedade, medo, gratidão, tranquilidade, exaustão… Use os nomes que fizerem sentido para você e depois faça as contas: quais são as mais frequentes no dia a dia? Esse exercício serve como um alerta para o que está te deixando mais ou menos feliz e norteia providências adicionais. Tipo: se exercitar mais, sair mais cedo sempre que possível, aproveitar melhor as manhãs, respeitar a pausa do almoço etc.
  • Providência 2. Analise seus três principais gaps (falhas, lacunas) profissionais no ano. Uma análise sincera que você pode fazer se baseando em feedbacks que teve, mas também na própria autoavaliação. De tudo o que não está fazendo tão bem, o que está tendo um impacto negativo maior sobre a sua performance? Lembre-se aqui de considerar traços de comportamento, além de habilidades técnicas, como gaps. Escolha ao menos uma falha para começar a lapidar.
  • Providência 3. Encare o gap profissional que vem se arrastando há tempos. Esse tópico é para cair na real com relação a temas negligenciados por anos. O inglês que você nunca leva a sério, a impaciência que se recusa a tentar melhorar, o problema para falar em público que anda te limitando… A sugestão é encarar o problema e escolher já em dezembro elaborar um plano para solucioná-lo. Topa?
  • Providência 4. Faça uma lista de sucessos profissionais. Como nem só de analisar o que falta vive o bom profissional, a quarta etapa do processo de repensar a carreira envolve entender o que tem dado certo. De elogios que recebeu a momentos em que teve a sensação de dever cumprido, vale tudo de positivo nessa lista — um poderoso indício do que te faz feliz e do que tem talento para executar (e que deveria ser mantido no radar, mesmo se mudar de área).
  • Providência 5. Dedique alguns dias a uma avaliação isenta do mercado. Encare isso como um relatório que deveria entregar a alguém e explicar o que está em alta, o que é tendência, o que não dá mais ibope… Os caminhos da sua área de atuação e os comportamentos que a impactam. Em vez de só acreditar no que os outros dizem, habitue-se a ser você mesma uma investigadora do mercado. Isso melhora sua capacidade de tomar decisões e te deixa menos suscetível a opiniões.

Veja mais

Fase 2) Renovar

  • Providência 6. Liste os cursos ou eventos que gostaria de frequentar em 2020. Para quem gosta de pesquisar cursos, viagens e eventos, eis o passo mais prazeroso. Listar tudo o que interessa e inspira para só depois escolher aquilo que cabe no orçamento e trará os melhores resultados profissionais. Deixe para fazer as escolhas finais depois de ter feito a providência 10 e entender melhor o que pretende profissionalmente para 2020.
  • Providência 7. Marque café/chá/cerveja com 3 pessoas improváveis até o fim do ano. Aproveitando o clima festivo, proponha reativar sua rede de contatos já em dezembro. Escolha ex-colegas ou pessoas com quem possa ter uma troca pessoal e profissional boa. Lembre-se de contribuir para o outro e não só esperar um benefício para você. Assunte sobre mercado, ouça mais. Sugestão: colocar "reativar 3 contatos por mês" como meta para o ano que vem. Você já começou, agora é só continuar!
  • Providência 8. Recorde todos os hobbies e planos B que já cogitou e escolha um — somente um — para começar. Não espere janeiro, comece nem que seja lentamente agora a organizar tudo. O movimento, o ato de lidar com áreas novas, estimula a criatividade e pode ser o respiro que está faltando para uma vida atribulada e de rotina mecânica.
  • Providência 9. Faça uma megalimpa. Limpa no guarda-roupa, nos armários e nas gavetas, no escritório e em casa. A superfaxina de fim de ano é uma forma de simbolicamente abrir espaço ao novo e de fato escolher uma vida com menos acúmulo e mais organizada. Tente e sinta como só isso já dá uma sensação boa de recomeço!
  • Providência 10. Crie um esboço do ano que deseja. Você pode deixar essa providência para a última semana do ano, mas já ir pensando: afinal o que eu quero para 2020? O que está ao meu alcance conseguir? Se eu puder escolher algo para mudar no meu rumo profissional, qual seria? Fazer essas perguntas, escrever e criar uma linha do tempo pensando em como poderia chegar ao fim do ano que vem com os resultados que espera é um clássico do planejamento pessoal — e é um clássico por isso mesmo, porque tende a dar senso de direção e funciona. 

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti