Topo

Filmes, séries e livros para curtir no feriado e inspirar sua carreira

Bru Fioreti

06/09/2018 04h00

A série catalã mostra como pensar fora da caixa (Divulgação)

O feriado está chegando e você quer se entregar ao Netflix ou quem sabe a alguma leitura. Justíssimo. Mas, como esta é uma coluna de carreira, a segunda-feira nunca sai de vista e por isso aqui vai uma lista com ideias de filmes, séries e livros para desfrutar na folga, mas que têm poder de inspirar, fazer refletir ou trazer insights para sua carreira quando o feriadão acabar.

Filmes

Steve Jobs: Como tudo o que envolve o lendário fundador da Apple, traz inspiração, vontade de ousar e de seguir seus instintos mesmo quando eles parecem contrariar os demais.

Jim & Andy? Interessantíssimo ver o processo de Jim Carey se "tornando" o comediante Andy Kaufman, numa entrega profissional peculiar, mas mais instigante ainda ter contato com as reflexões que uma vida de sucesso suscitaram no ator. Faz pensar sobre o conceito de sucesso de um jeito profundo. E quando chegar lá, será que não vai olhar e dizer "era só isso"?

Uma Mente Brilhante: O que é essa gripe que você pegou ou a chatice do colega de baia perto do que teve que enfrentar  John Nash, o matemático esquizofrênico vivido por Russell Crowe no filme ganhador do Oscar? É um filmaço que vale ser revisto, com uma preciosa lição de determinação e superação pessoal.

Tony Robbins: eu não sou seu guru: Os bastidores dos seminários de Tony, considerado o maior coach do mundo, no ramo há quatro décadas, trazem lições de carreira, além, é claro, das várias frases de efeito e motivação do palestrante que você poderá absorver durante o documentário.

Fome de Poder: A história da fundação do McDonalds, mesmo com suas nuances não tão abonadoras (como você constatará no filme), faz pensar sobre o perfil do profissional que cria um império. E também fala sobre persistência, uma vez que ele falhou diversas vezes até farejar uma oportunidade.

Séries

Merlí: Se você já viu "Casa de Papel" e quer continuar na toada espanhola, tente essa série catalã que gira em torno de um professor nada ortodoxo, que desperta o gosto pela filosofia não só em seus alunos mas em nós, espectadores. Professores certamente vão gostar de ver os métodos de Merlí e os demais poderão se identificar com paixão pelo saber profundo de uma área, mesmo que ela não seja a mais rentável ou reconhecida. Dá aquela inspiração para seguir as paixões, estimula o pensamento reflexivo e, inegavelmente, desperta a vontade de entender mais de filosofia.

Mindhunter: Caçador de Mentes: Talvez não seja a série com melhor ritmo que você verá no Netflix, mas é uma ótima para quem gosta do tema "serial killers" — termo que nasceu das pesquisas dos detetives retratados na série — e ainda quer tirar algumas lições de carreira. Os detetives precisaram criar um método para sua pesquisa do zero e esbarraram em muitos nãos até chegar ao que se tornou um best seller depois. Persistência, foco e método, será que você não precisa injetar esse trio na sua trajetória profissional também?

Scandal: A cada episódio, uma nova aula sobre gestão de crise, tema importante para quem trabalha com redes sociais, marketing ou está enfrentando crises no trabalho, menos graves do que as presidenciais da série, mas e daí? Crise é crise. E, ok, às vezes Olivia Pope (Kerry Washington) dá umas belíssimas lições do que não fazer, mas você vai entender a diferença entre o que rege o coração e a cabeça da heroína.

Veja também

Livros

Liderança, de Daniel Goleman. O pai da inteligência emocional (há um livro homônimo dele sobre o tema) traz lições sobre o que é de fato ser um bom líder nessa obra necessária para quem tem equipe ou pretende ter.

Sobre a Escrita, de Stephen King. Para você que tem vontade de escrever profissionalmente, mas anda empacado com no processo criativo — ou em qualquer outra etapa –, a obra do autor de "O Iluminado" e outros best sellers de terror é fundamental. Com teor autobiográfico, King explica seu método e dá dicas de escrita, estilo e o que mais pensar sobre o tema. Ah, sim, o livro é fluido, mega bem escrito e tem humor.

Ferramentas dos Titãs, de Tim Ferriss. Traz dicas bem aplicáveis (outras nem tanto) sobre carreira, inovação, alimentação, produtividade, exercícios físicos, criatividade, entre outros temas. Ferriss, o empreendedor que escreveu o famoso "Trabalhe 4 Horas Por Semana", compila dicas de entrevistados célebres e traduz de um jeito leve, que combina com pipoca e feriado, vai por mim. Daqueles livros que você vai iniciar e terminar no feriado mesmo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Filmes, séries e livros para curtir no feriado e inspirar sua carreira - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Mais Posts