Topo

7 dicas para fazer metas de Ano-Novo que de fato vocĂȘ vai cumprir

Bru Fioreti

21/12/2017 08h00

Fora a ceia de Natal, a festa da virada e o destino das suas fĂ©rias, no que mais vocĂȘ pensa nesta Ă©poca do ano? Claro, nas metas que pretende cumprir em 2018 — aquele ano que, se Deus quiser, vai ser diferente. Bem, sobre a vontade de Deus eu nĂŁo posso escrever, atĂ© porque este Ă© um blog com opiniĂ”es e estudos de uma coach e jornalista, mas o que posso assegurar Ă© que planejar o que quer aumenta consideravelmente suas chances de conseguir.

Aí que entra a fase da autoanålise e do planejamento das resoluçÔes.

Geralmente, saímos falando aleatoriamente sobre os sonhos que queremos realizar, mas não gastamos tempo dando cor, forma e muito menos etapas para eles. E é esta a sacada por trås das metas bem-sucedidas: formulação e planejamento cuidadosos.

Planeje até a dancinha da vitória quando chegar ao topo da sua realização. Quanto mais nítida a cena, melhor (Foto: Pexels)

 

Falei sobre este tema na coluna sobre equilĂ­brio entre vida profissional e pessoal e expliquei que objetivos focados no lado positivo motivam mais no texto sobre as descobertas recentes da neurociĂȘncia. Mas hoje a ideia Ă© dar um bĂȘ-ĂĄ-bĂĄ para vocĂȘ que quer fazer diferente, mas nĂŁo sabe bem como. Veja neste passo a passo:

1. Escolha apenas seis metas principais

Pense suas resoluçÔes como um brainstorm. Primeiro vocĂȘ lista todos os seus sonhos, depois escolhe quais deles gostaria de realizar nos prĂłximos 12 meses. À parte, pode tambĂ©m fazer uma lista de coisas aleatĂłrias que pretende fazer em 2018 em cada ĂĄrea da vida — pense nas ĂĄreas pessoal, familiar, de finanças, de carreira, espiritualidade, viagens, diversĂŁo
 O segredo Ă© ESCOLHER!

Desta lista caprichada, quais sĂŁo os objetivos realmente importantes, aqueles que vocĂȘ faz questĂŁo de realizar em 2018? VĂĄ riscando os menos importantes atĂ© chegar a seis.

2. Descreva de forma completa e concreta o que vocĂȘ quer

Sonhos sĂł viram objetivos quando descritos de forma clara. O que exatamente vocĂȘ quer, como, quando, de que forma? Quanto mais detalhes, maior a chance de vocĂȘ realizĂĄ-los, porque processa melhor o que quer e coloca seu cĂ©rebro para trabalhar a seu favor de forma direcionada.

Em vez de "quero ganhar mais", "quero conquistar minha independĂȘncia financeira ganhando o dobro que recebo hoje em atĂ© seis meses".

3. Volte a desafiar suas escolhas com perguntas-chave

Sim, eu sei que vocĂȘ jĂĄ escolheu e que sofreu para chegar atĂ© essa fase. Mas a etapa da definição das resoluçÔes Ă© tĂŁo importante que merece ser revisitada depois de vocĂȘ formulĂĄ-las detalhadamente. E a razĂŁo disso Ă© simples: se suas metas nĂŁo forem fundamentais para vocĂȘ (nĂŁo tiverem motivação intrĂ­nseca, tiverem a ver com seus valores e sonhos profundos), a motivação vai cair mais cedo ou mais tarde e vocĂȘ vai se frustrar.

Para cada uma das seis metas, pergunte:

  • Por que eu quero isso?
  • Isso Ă© fundamental para mim?
  • Com esforço e persistĂȘncia suficientes sou capaz de realizar isso?
  • Estou fazendo apenas porque dizem que Ă© certo ou para agradar alguĂ©m?

Se estiver tudo OK nesta etapa, vamos aos prazos. Se titubear, volte para a primeira fase, sem drama!

4. Crie prazos e evidĂȘncias de realização dos objetivos

EvidĂȘncias nĂŁo sĂŁo sĂł aquele hit de karaokĂȘ que vocĂȘ adora — sĂŁo o passo fundamental na formulação de objetivos para o coaching. Definir as evidĂȘncias da realização dos objetivos faz com que eles fiquem mais tangĂ­veis, claros.

Escreva: qual vai ser a prova concreta de que consegui o que queria? Como saberei que atingi esta meta? Qual a situação que vai me mostrar isso?

E o prazo, jĂĄ sabe, nĂ©? É o limite que vocĂȘ determina, de preferĂȘncia com dia, mĂȘs e ano.

5. Divida as grandes metas em vĂĄrias etapas ao longo do tempo

Para realizar aquela resolução, vocĂȘ precisa de quais açÔes? É aĂ­ que entram as metas intermediĂĄrias, que suavizam o peso das grandiosas enquanto tornam a jornada mais motivante.

Duas formas de fazer isso:

  • a primeira Ă© simplesmente listar todas as açÔes necessĂĄrias para realizar o que quer e distribui-las ao longo dos meses e depois das semanas;
  • a segunda, um pouco mais completa, Ă© definir submetas ou marcos no meio do caminho — e as açÔes para realizar cada um. Por exemplo, se vocĂȘ quer mudar de emprego, as submetas poderĂŁo ser terminar a pĂłs-graduação, começar o trabalho voluntĂĄrio, tomar cafĂ© com seus dez melhores contatos, conseguir fazer trĂȘs entrevistas de emprego e assim por diante. Para realizar cada uma delas, vocĂȘ precisarĂĄ estudar, mandar e-mails, pesquisar empresas interessantes, entre outras açÔes.

6. Inclua recompensas no caminho

Para cada submeta estabelecida, vale programar uma recompensa, algo que mantenha sua motivação em alta no percurso — vale de viagem a jantar a dois a uma folga prolongada. Pense que 12 meses sĂŁo longos, e esses respiros comemorativos servirĂŁo para lembrar vocĂȘ de que vale a pena persistir em cada fase.

7. Planeje datas para revisitar as metas todo mĂȘs

Vai esmorecer? Muito provavelmente sim!

Para ser honesta, normalmente somos engolidos pelos acontecimentos e jĂĄ em março nĂŁo lembramos aquilo que tudo que parecia tĂŁo possĂ­vel em dezembro. O Ășnico antĂ­doto contra isso Ă© se lembrar constantemente dos seus maiores objetivos. NĂŁo tem mĂĄgica, tem planejamento e volta ao eixo!

Minha sugestĂŁo Ă© ter um dia fixo por mĂȘs para olhar para suas metas e submetas — devidamente escritas em um caderno ou bloco de notas organizado — e entender se continuam sendo importantes, se algo precisa ser revisto no trajeto, se os prazos estĂŁo realistas, se tem alguma ideia que nĂŁo lhe ocorreu atĂ© entĂŁo. Estes momentos darĂŁo fĂŽlego ao seu projeto 2018 incrĂ­vel.

Se conseguir espiar seus planos uma vez por semana, tanto melhor! Objetivos nĂ­tidos sĂŁo meio caminho andado, entĂŁo nĂŁo deixe que sua memĂłria turve sua visĂŁo.

Sobre a autora

Bruna Fioreti Ă© coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteĂșdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de VocĂȘ, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendĂȘncias da ĂĄrea, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Mais Posts