Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

Desmotivada no trabalho? Veja como dar um gás nos 16 dias até o Carnaval

Bru Fioreti

13/02/2019 04h00

Qualquer lugar é lugar! Use o calendário de atividades proposto neste post para ganhar clareza na carreira e ganhar motivação  (FOTO: PEXELS)

O mês mais curto do ano é também o que precede o Carnaval e o que a gente pratica o "deixa a vida me levar" sem dó nem piedade, certo? Não aqui nesta coluna! Justamente por isso, podemos usá-lo como o período ideal para tomar pequenas atitudes, uma por dia, que podem alterar seu rumo profissional e aumentar a motivação.

Já é conhecido o poder das pequenas metas, os chamados "passinhos de bebê", para quem pretende fazer grandes mudanças, mas não tem possibilidade, coragem nem clareza de que caminho seguir.

Veja também

Por isso, o calendário de atitudes que listo a seguir tem como foco a tríade aumentar a clareza sobre o que quer + fomentar a automotivação + iniciar um planejamento — combo perfeito para dar os primeiros passos na transição de carreira tão desejada ou naquele projeto que anda empacado.

A ideia é que você chegue ao Carnaval (digo, à sexta dia 01/03) com a lição de casa feita e "comece o ano" depois dele com ainda mais motivos para celebrar. São 16 dias e 16 pequenas tarefas a cumprir, começando… já!

  1. Faça HOJE uma lista das mudanças que precisa fazer
    Mudanças grandiosas podem começar por pequenas listas. Escreva tudo o que queria que fosse diferente na sua vida e na sua profissão e escolha uma ou duas mudanças que dependam de você para começar já — sugiro uma profissional e uma pessoal.
  2. Liste todos os conhecidos que podem ajudá-la
    Partindo das pequenas mudanças que decidiu no dia 1, faça uma nova lista com as pessoas que conhece de perto ou não e que podem ajudar de alguma maneira no seu projeto. Marque um café (ou uma cerveja, você é quem sabe) com uma para a próxima semana.
  3. Comece a fazer um exercício físico diário
    A lógica desse calendário pré-Carnaval é se mexer, sair da inércia, até para comprovar que consegue realizar mais. Vamos ser mais literais nessa história de movimento e começar a fazer exercício. Pode ser caminhar para o trabalho, subir escadas… Pelo menos 20 minutos por dia, valendo!
  4. Use uma parte deste fim de semana para pesquisar
    Pegue sua lista de mudanças e comece a pesquisar. Google mesmo! Busque por livros, cursos, pessoas, leia artigos sobre o tema e crie uma pasta de referências no computador ou no Pinterest sobre o que quer para o futuro. Informe-se e inspire-se.
  5. Comece a dedicar uma hora por dia à leitura
    Leitura de artigos, mas também de livros, tá? Se pensa em mudar de área ou quer desenvolver a comunicação — útil em qualquer área –, ler vai ser uma mão na roda. Comece a meta de ler uma hora por dia com 10 minutos, depois 20… Vá aumentando.
  6. Organize as finanças e pare de tapar o sol com a peneira
    Não saber quanto entra e quanto sai de dinheiro, endividar-se, não poupar… Tudo isso gera angústia e atrasa os planos profissionais. Primeiro, porque você pode se sentir presa em um trabalho de que não gosta. Segundo, porque isso tende a afetar o equilíbrio emocional. Caia na real e olhe para a conta!
  7. Reative um antigo mentor profissional e peça conselhos
    Um professor em quem sempre confiou, ex-líder ou ex-colega de baia ou aquela amiga que você classifica como "fada sensata". Peça conselhos, conte suas vontades, troque informações com quem torce por você.
  8. Comece a fazer uma agenda
    Parece banal, mas o simples fato de ter os compromissos anotados dá uma sensação de controle aumenta a confiança. Use a agenda do Google mesmo, ou uma de papel. Anote não só compromissos profissionais como exames marcados, lembretes para falar com pessoas e, claro, as missões diárias deste calendário.
  9. Faça uma faxina de programas, pessoas e gastos
    Vamos usar a seguinte lógica: para entrar mais leitura, pessoas do bem e novos projetos na sua vida, algo tem que sair! Que seja o que não lhe faz bem ou rouba tempo! Remova os sugadores de energia que descrevi na semana passada, incluindo compromissos inúteis, pessoas, gastos…
  10. Escolha uma tarefa atual para fazer com excelência
    Não importa com que trabalhe, sempre há algo a ser feito de maneira excelente. O guru Tom Peters é um dos grandes defensores da excelência como forma de deixar sua "marca" no mercado. Opte por uma tarefa que merece toda a sua atenção e que lhe traga visibilidade. Treine ser excelente.
  11. Faça uma análise cuidadosa de suas qualidades e defeitos
    O que você tem de melhor? E quais falhas precisa corrigir? Responder a essas duas perguntas com sinceridade e calma faz maravilhas por você, porque abre os olhos para o que de fato precisa ser exaltado (você anda usando bem o que faz bem?) e melhorado. Importante: isso aqui não é para se martirizar, mas para sair com atitudes!
  12. Liste 3 melhorias que precisa fazer na sua "imagem"
    Pensando imagem aqui como mais do que roupas e corte de cabelo — embora possa incluir isso. O que você pode fazer para transmitir uma imagem mais coerente com seus sonhos profissionais? Pense em postura, comportamentos, conhecimentos, habilidades… Escolha os itens mais importantes para "repaginar".
  13. Entre em contato pela internet com quem pode lhe ajudar
    Com quem gostaria de falar para saber mais sobre algo que ama? Mande mensagem ou procure eventos gratuitos nos quais essas pessoas estarão presentes para ouvi-las.
  14. Matricule-se em uma atualização ou curso rápido
    Se depois da sua limpa financeira tiver sobrado dinheiro, pode ser uma boa fazer um curso breve para entender se realmente curte aquela nova área ou melhorar o currículo. Se estiver sem grana, ok, há muitos cursos e vídeos gratuitos na internet. Comece!
  15. Crie uma rede de apoio profissional com amigas
    Dividir as angústias profissionais e o desejo de tocar algum projeto diferente com uma ou mais amigas faz maravilhas pela motivação. Crie essa rede de apoio em um grupo de WhatsApp.
  16. Faça uma linha do tempo do que quer realizar em 6 meses
    Chegamos ao último dia, hora de dedicar um tempinho para traçar uma linha do tempo de seis meses, demarcando objetivos mês a mês. Não precisa ser nada imenso. Inspire-se nesta lista e inclua pequenos avanços. Qual seu objetivo daqui a seis meses? Trace os passos para chegar lá e coloque na linha do tempo. Aí é só partir para o seu Carnaval!

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti