Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

13 providências para tomar antes de fazer uma mudança profissional

Bru Fioreti

26/02/2018 05h00

Você gostaria de mudar algo no rumo da sua carreira, mas em vez de começar a fazer algo para organizar isso desde já fica esperando o fantástico momento em que terá tempo disponível? Não é muito esperto, convenhamos.

Começar a organizar contatos, atualizar conhecimentos, cuidar da saúde, trabalhar sua automotivação, tudo isso será mais efetivo se começar a ser feito agora.

Mas o que fazer na prática?

Estamos falando de muito mais do que atualizar o currículo! É a preparação toda para a mudança de uma das esferas mais importantes da vida de alguém.

É hora de analisar se está passando a imagem profissional que precisa e começar a fazer mudanças (Foto: Pexels)

Aqui estão algumas ideias de providências que podem ter grande impacto positivo na sua transição.

  1. Montar uma lista de contatos organizada, com direito a datas de aniversário — e usá-la para acionar esses contatos de verdade em datas especiais.
  2. Começar a guardar dinheiro todo mês, afinal se decidir mudar de carreira vai precisar de dinheiro para a transição. Os boletos não param de chegar, certo?
  3. Começar a cuidar mais do físico. Não vale deixar só para "quando a nova vida vier…" agendar exames, entrar na academia e comer mais salada. A ideia é mudar de carreira ou emprego e não entrar em férias eternas, certo? Você vai precisar de energia!
  4. Zerar a caixa de e-mails e mantê-la assim, guardando assuntos que podem vir a ser importantes num arquivo organizado.
  5. Aprender, enfim, Excel (ou Photoshop, ou a mexer no celular, dependendo da sua necessidade e grau de familiaridade com a tecnologia)
  6. Começar a meditar — existem vários métodos e pesquisando você encontra um ideal para você. A prática melhora concentração, saúde mental, ansiedade… Tantos benefícios comprovados que vale a pena tentar!
  7. Criar uma pasta de referências de estilo, imagem e outros temas sobre a sua nova perspectiva no Pinterest. A ideia é se automotivar para a mudança via fotos. É como começar a visualizar a nova vida.
  8. Assistir a séries e filmes em inglês sem legenda — obviamente, se seu nível no idioma já permitir entender algo. Treinar línguas nunca é demais.
  9. Matricular-se já naquele curso de línguas que está adiando há séculos. Complementando o item acima…
  10. Criar um ritual matinal diário, um otimizador de ânimo e agenda que prepara você para encarar a fase atual com mais pique.
  11. Começar a tratar suas redes sociais de um jeito profissional. Repensar como anda se posicionado no Instagram e no Facebook é fundamental. Os novos companheiros de trabalho, empregadores e funcionários vão pesquisar pelo seu nome e bater o olho no seu feed para checar quem é você. O que descobrirão por ali?
  12. Trabalhar em um café ou coworking uma vez por semana, se for possível, para expandir contatos e horizontes.
  13. Iniciar uma formação nova numa escola ou de forma autodidata para sentir na prática que está colocando para andar o seu plano B profissional.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti