menu
Topo
Bru Fioreti

Bru Fioreti

Categorias

Histórico

4 passos de autocoaching para quem acha que o ano só começa agora

Bru Fioreti

19/02/2018 05h00

Admita: a frase "o ano começa só depois do Carnaval" dá um certo alento.

Se janeiro não foi dos mais produtivos, OK. Ainda dá tempo de tirar do papel todas as suas resoluções para 2018. Mas, calma lá, elas existem? Ou pelo menos você tem objetivos e estratégias consistentes para fazer de 2018 um ano melhor para você do que foi 2017?

Tendo ou não, os passos a seguir podem ajudar você a entrar no eixo e "organizar" a cabeça para este ano que está, digamos, nascendo agora 🙂

É um minirroteiro de autocoaching — técnicas de coaching que você aplica com você mesmo.

1. Avalie o ano que passou

Fazer uma análise do ano anterior traz a clareza necessária para vislumbrar o que você quer e como pode conseguir isso de agora em diante. Um erro comum é usar as estratégias que falharam antes para atingir determinadas metas.

  • Em que você acertou?
  • Em que falhou?
  • E o que aprendeu com isso?
  • Como pode fazer para ter resultados diferentes na sua vida a partir de hoje?
  • Liste as coisas que gostaria de ter feito, mas que perderam a razão. E também as que continuam relevantes.
  • Por que elas são tão importantes?
  • O que têm a ver com os seus valores?
  • Vale a pena abrir mão de algo por elas?

Se quiser mais ideias sobre como autocoaching, acesse aqui e assista a vários vídeos sobre o tema. 

Se esta é a verdadeira primeira segunda-feira do ano, bem-vindo à realidade. E ela pode ser boa, sabia?! (Foto: Pexels)

2. Defina uma resolução simples e certeira

Depois de investigar seu passado recente e avaliar o que ainda faz sentido no que gostaria de ter feito, minha sugestão é escolher uma meta que pareça essencial para iniciar.

Se até hoje vou complicado conseguir fazer várias, faça diferente: tente uma única resolução!

Lembrando que não existe objetivo bobo demais. Ele precisa, sim, ter alguma dose de desafio, mas pode ir do hábito de leitura que há tempos quer construir até abandonar de vez o refrigerante ou comprar um apartamento.

  • Qual vai ser "a" resolução de ano novo escolhida?
  • Como pode começar a colocá-la em prática nas próximas semanas?

3. Investigue seu propósito

  • Propósito, missão, motivação: o que é isso para você?
  • Afinal, o que te move lá no fundo?
  • Como você pode usar suas maiores forças e talentos para deixar uma contribuição para quem convive com você ou não?

Encontrar essa resposta requer autoconhecimento, requer aceitar sua essência e requer autorresponsabilidade.

Mas é também recompensador, já que responder à pergunta "por que você faz o que faz?" traz sentido para o dia a dia e mantém a gente firme em pé em momentos difíceis.

Se puder olhar para dentro neste ano, faça. E coloque seu propósito para jogo!

4. Faça metas para os meses em vez de só para o ano

No vídeo abaixo, que está no meu canal no YouTube, explico por que as resoluções de ano novo falham tanto. E uma das razões, já adianto, é que a gente deixa de olhar para elas no prazo de um mês! Isso, vão todas para o limbo das metas esquecidas.

Por isso, o segredo do cumprimento de objetivos é revisitá-los com frequência, refazendo os passos que forem necessários e monitorando a nossa evolução.

Faça isso uma vez por mês, escrevendo no seu #CadernodeVocê, reservado para fazer autocoaching, o que pretende para os próximos 30 dias e se lembrando dos passos acima.

dá um certo alento.

Se janeiro não foi dos mais produtivos, OK. Ainda dá tempo de tirar do papel todas as suas resoluções para 2018. Mas, calma lá, elas existem? Ou pelo","date":"20/02/2019 18h05"}}' cp-area='{"xs-sm":"49.88px","md-lg":"33.88px"}' config-name="blogosfera/brufioreti">

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.