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Bru Fioreti

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Para dormir mais depressa, anote as tarefas do dia seguinte, diz estudo

Bru Fioreti

01/02/2018 05h00

É apagar a luz e deitar na cama que a memória começa a funcionar em velocidade máxima: você se recorda da conta que não pagou, da viagem de Carnaval que ainda não comprou, do projeto enorme que tem para entregar na semana que vem, da louça que está na pia, do fora que levou há cinco anos… Impressionante como tudo se mistura, vindo à tona no momento mais inadequado. Mas isso é comum.

Na verdade, a sua mente não para de funcionar, mas nessa hora você parece estar mais "aberto" a ouvi-la. E o ruído fica especialmente incômodo porque, em geral, não há muito o que você possa fazer às duas da manhã no silêncio do seu quarto. O ciclo de pensamentos noturnos cai tão mal porque você se sente incapaz naquela hora, o que gera ansiedade. 

Sob essa ótica, o ato de "esvaziar" a mente seria de grande valia para ajudar a cair no sono. E foi precisamente isso que uma pesquisa realizada na universidade americana de Baylor e publicada neste mês mostrou.

Lista de tarefas a fazer versus lista de tarefas cumpridas

No estudo feito com 57 estudantes americanos (todos saudáveis com idade até 30 anos), o hábito de parar 5 minutinhos para escrever uma simples "to-do list" antes de deitar aumentou significativamente a rapidez com que caíam no sono.  

Foram divididos dois grupos aleatoriamente: durante uma semana, uma parte dos estudantes deveria escrever sobre as tarefas que havia completado no dia e a outra, sobre as que precisava fazer no próximo dia. Todos em ambientes iguais e controlados e com o mesmo horário para ir para a cama.

O grupo que fez a lista de tarefas para o dia seguinte dormiu consideravelmente mais rápido que o outro. Detalhe: quando mais específicas eram as atividades descritas na lista, mais depressa eles adormeciam!

Atingir esse nível de sono é mais fácil se você estiver com a cabeça vazia. Mas esse nível de fofura… ah, ele a gente não tem a fórmula para atingir! (Foto: Pexels)

 

A pesquisa vai de encontro a outras já feitas na área, que relatam a lista de tarefas escrita já na cama como uma eficiente ferramenta pró-qualidade do sono.

O que os cientistas queriam checar nesse último estudo era um detalhe: se o fato de escrever a "to-do list" poderia provocar mais ansiedade e portanto ser menos eficiente para o sono do que a anotação de tudo o que foi cumprido nos últimos dias, o que, cogitaram eles, provocaria uma sensação de satisfação. Na prática, porém, o "esvaziar" a mente com o que precisa ser feito funciona melhor.

Você pode tentar isso em casa 🙂

Para aplicar a ideia "vencedora", deixe um caderno de anotações na cabeceira da cama, coloque um timer com 5 minutos e escreva todas as tarefas que precisa fazer amanhã, detalhadamente. Se algo à parte pipocar na cabeça, escreva o lembrete ali também. A ideia é fazer uma lista completa, que dê a sensação de ter tudo anotado, sob controle.

Nada vai ficar perdido e, ao acordar, você saberá exatamente o que precisa fazer — esse deve ser o pensamento. 

Convém lembrar que escrever a lista e ficar checando o celular ou vendo TV depois pode não ter o mesmo efeito — no estudo citado, os participantes não eram submetidos a estímulos eletrônicos ou outros de quaisquer tipos. Também não tinham insônia grave, apenas relatavam dormir pior algumas noites no mês.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.