Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

13 ideias de livros para ler nas férias e aumentar o autoconhecimento

Bru Fioreti

18/12/2017 08h00

Esta coluna é para você que está aí no expediente, mas só consegue pensar nas férias que estão chegando. Parte da programação inclui escolher os livros que te acompanharão na praia, na rede ou nas demoradas manhãs na cama? Se sim, aqui vai uma despretensiosa lista de recomendações minhas.

Todas são obras que li em 2017 e que podem ajudar você a aumentar seu autoconhecimento, entender sobre assuntos relacionados ao coaching ou simplesmente se entreter com áreas afins.

Euzinha cercada de livros — alguns indico aqui para alegrar suas férias e ajudar no autoconhecimento (Foto: Claudio Paulino)

 

1 –"A Psicologia Vai ao Cinema", de Skip Dine Young. Aquele tipo de leitura que entretém enquanto traz pílulas de conhecimento sobre psicologia e arte — você não vai virar mestre em psicologia nem roteirista lendo, mas nunca mais vai fazer uma crítica de filme do mesmo jeito.

2 – "Mindset, a Nova Psicologia do Sucesso", de Carol Dweck. Este livro faz jus à fama, fazendo pensar sobre como encaramos nossa inteligência e nossa vida: pelo mindset fixo ou o de crescimento. Funciona como autocoaching dos bons.

3 – "Religião Para Ateus", de Allain de Botton. Adoro esse autor e a forma como ele traz a filosofia cá para o cotidiano. Depois de ler "Como Desenvolver Saúde Emocional" embarquei nesse outro título e amei.

4 – "Propósito", de Sri Prem Baba. Propósito é a palavra do momento, e este livro trata do conceito de um jeito sensível e prático. Para mim, o melhor já escrito pelo guru.

5 – "Desvendando os Segredos da Linguagem Corporal", de Allan e Barbara Pease. Dos mesmos autores de "Por que os Homens Fazem Sexo e as Mulheres Fazem Amor?", é um guia para ler expressões faciais e gestos com base em pesquisas científicas. Levinho e divertido.

6 – "Como Ter Um Dia Ideal", de Caroline Webb. Guia prático e extremamente bem embasado para aumentar a produtividade no seu dia — falei deste livro aqui e repito porque é um dos que mais gostei neste ano.

7 – "Mindfullness Para Quem Não tem Tempo", de Osho. O guru joga luz sobre os conceitos de meditação e atenção plena, desafiando o jeito que estamos acostumados a encarar isso. Particularmente me canso um pouco com o estilo de escrita, mas a sabedoria contida ali compensa.

8 – "Psicopatas do Cotidiano", de Katia Mecler. Com linguagem simples, traz uma série de pistas para reconhecer o comportamento psicopata nas pessoas ao seu redor antes que ele acabe sendo nocivo para você. No mínimo, fomenta boas conversas de bar.

9 – "Fora de Série", de Malcolm Gladwell. Uma análise interessantíssima sobre como os "outliers" — os fora de série, pessoas que atingem um nível elevado de sucesso — chegaram lá. Nem tudo é tão fantasioso como gostamos de pensar, esforço e contexto são essenciais. Superrecomendo!

10 – "Engajamento Total", de Flora Victoria e Brian Tracy. Usando o conceito de engajamento da Psicologia Positiva, os autores mostram como a gestão de pessoas pode melhorar qualquer empresa.

11 – "Maestria", de Robert Greene. Já falei em outra coluna sobre o maravilhoso "As 48 Leis do Poder" e agora venho indicar outro livro do autor. Uma visão que agrega a tudo o que já li sobre missão de vida, aprendizado, vocação…

12 – "O Poder da Empatia", de Roman Krznaric. Taí mais uma palavra do ano, né? A capacidade de se colocar no lugar do outro é esmiuçada neste livro, que gostei porque traz a ciência em torno do tema, estudos de caso e dicas de aplicação. Terminei de ler menos individualista do que comecei…

13 – "Limite Zero", de Joe Vitale. Ouvi muito falar sobre o Ho'oponopono e quis ver de perto a obra principal que explica o que seria a "mágica" do "sinto muito, me perdoa, eu te amo, obrigado". Simples de ler e mesmo se nada daquilo fizer sentido para você, você acaba pensando mais no poder dessas palavrinhas.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti