Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

Arrumar a cama todo dia pode mudar a sua vida, entenda como

Bru Fioreti

25/09/2017 08h00

Comece o dia com uma tarefa feita. Essa é a premissa que fez o livro "Arrume a Sua Cama: Pequenas Atitudes que Podem Mudar a Sua Vida… e Talvez o Mundo" ficar meses como o número 1 dos mais vendidos do "The New York Times". Recém-lançado no Brasil pela Editora Planeta, o livro mostra a força que uma ação banal como arrumar a cama assim que acorda tem sobre sua disciplina e sua autoestima.

Se você tem problema de disciplina, essa pode ser a primeira tarefa para treiná-la. Hoje você arruma a cama, amanhã corta o refrigerante, depois de amanhã pode ser que esteja concluindo seu MBA com louvor… A ideia por trás disso é não só criar o hábito de fazer aquela tarefa, mas incluir colocar padrões para a sua execução que precisam ser cumpridos.

Enrolar na cama? Não mais! O hábito simples de pular da cama e arrumar os lençóis pode mudar o rumo do seu dia. (Foto: Pexels)

 

"A vida cotidiana precisa dessa sensação de organização", defende o autor, o almirante americano William H. McRaven, que compartilha no livro as lições de liderança que aprendeu em 37 anos de carreira. "Às vezes o simples ato de arrumar a cama pode nos dar o estímulo de que precisamos para começar o dia e a satisfação de terminá-lo bem."

Nos rigorosos treinamentos pelos quais McRaven passou, o ato de pular da cama e arrumá-la era inspecionado como caso de vida ou morte. Não bastava estar "feita", precisava estar impecável, de acordo com os padrões estabelecidos. Isso proporcionava a sensação de missão cumprida logo cedo. Era uma certeza em tempos de guerra (mesmo nos piores dias a cama estaria ali para ser arrumada), um ato de disciplina, a sensação de que dava para controlar alguma coisa, mesmo diante do caos instalado lá fora.

Fora do quartel…  

Claro que a rigidez militar por trás de tantas regras, ordem e minúcia soa desnecessária fora de um quartel! Mas é a lógica que serve de instrumento para a criação de uma sequência virtuosa no seu dia.

Em tempos de paz, esse hábito pode ser eficaz para treinar a disciplina e estabelecer uma rotina matinal — poderoso instrumento usado por profissionais de alta produtividade para organizar a mente logo cedo e manter o foco durante o resto do dia.

Além disso, arrumar a cama pode se tornar o que os estudiosos chamam de "hábito angular", um hábito aparentemente simples que você implanta na rotina e que acarreta outros hábitos positivos. Você começa arrumando a cama e "linka" isso com fazer um alongamento na sequência, por exemplo.

Outros hábitos angulares que você pode testar: pesar-se todos os dias, fazer uma caminhada matinal, só fazer refeições à mesa, desligar o celular antes de dormir… Tudo o que for banal, mas que vá representar um pequeno ato de disciplina da sua parte. "Vencer" esse pequeno desafio faz você acreditar que pode tentar outro e, olha, pode ser que essa maré positiva venha a mudar a sua vida. Ou, como diz, McRaven, até o mundo.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti