Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

Missão (im)possível? 6 estratégias para amar as segundas-feiras

Bru Fioreti

04/09/2017 08h00

Por que a segunda precisa ser o pior dia da semana? Ok simpatizar mais com o sábado, mas começar a sofrer desde o domingo à noite porque no dia seguinte tem trabalho pode ser sinal de que você não anda tão feliz na vida profissional — coisa que acontece com mais de 70% das pessoas, segundo pesquisa publicada em 2015.

Porém, num nível mais superficial, você pode apenas não estar sabendo como amenizar o tradicional peso da segunda. Se for seu caso, as providências abaixo vão ajudar.

 

Existe amor nas segunda-feira! Basta organizar as manhãs e programar atividades de lazer fora do fim de semana. (Foto: Pexels)

1. Programe a semana antes de o "Fantástico" começar no domingo

Organização e disciplina, por incrível que pareça, são o que há de mais certeiro para evitar a famigerada "síndrome da música do 'Fantástico"' — brincadeira sobre o mau humor clássico de saber que a segunda-feira está chegando. Escreva num papel qual deve ser sua prioridade na semana que começa e separe as tarefas principais nos dias. Importante incluir alguma atividade de lazer para não ficar só nas tarefas obrigatórias. Inclua pequenos prazeres nos demais dias, inclusive na segunda.

2. Coloque as tarefas que mais ama na segunda

Se você tiver controle sobre a sua agenda, ou puder ao menos distribuir as tarefas do seu dia, planeje para a manhã da segunda o que houver de mais prazeroso para você. Dê preferência a atividades criativas, lúdicas ou que utilizem seus maiores talentos e forças.

3. Tente manter os horários no fim de semana

Seu relógio biológico não diferencia o fim de semana dos demais dias, então procure manter o horário de acordar e de dormir. É demais para você? Pense ao menos em maneirar nas mudanças de hábitos no domingo e jantar levinho. Tudo o que ajude a despertar bem no dia seguinte.

4. Deixe os inícios "chatos" para terça-feira

Por que segunda precisa ser o dia oficial do início da dieta? O primeiro passo de tudo o que soa como restritivo, desagradável? Vire a chave e coloque os começos não tão prazerosos para a terça ou a quarta-feira, tirando assim o peso da segunda. Deixe para esse dia apenas os bons inícios. Imagine se segunda se tornar o dia oficial de ir ao cinema depois do trabalho? Quem disse que não pode?!

5. Acorde mais cedo e faça um pequeno ritual matinal 

Calma, ninguém aqui está sugerindo que você aumente sua tortura e tenha que acordar muito mais cedo em plena segunda-feira. A ideia é apenas antecipar o relógio em 15 ou 20 minutos para não sair de casa na correria — um convite ao mau humor! Em vez de acordar e já espiar as redes sociais, use os primeiros 10 minutinhos para se alongar com calma ou focar na respiração. Hábitos simples e possíveis para todo mundo, vai?!

6. Faça um inventário dos porquês de odiar a segunda

Esqueça por alguns instantes as razões clássicas pelas quais você diria que não gosta da segunda-feira e responda sinceramente: afinal de contas, o que aborrece você sobre esse dia? Normalmente, não ser feliz no trabalho é a razão por trás de tanta rabugice. Se for seu caso, pode ser hora de repensar o cargo ou até a profissão e traçar um plano para fazer uma transição. Só de vislumbrar a perspectiva de mudança sua percepção sobre a segunda já vai melhorar. Nada como saber que está fazendo algo por si mesmo.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti