Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

13 dicas para deixar seu look de trabalho mais criativo

Bru Fioreti

10/07/2017 08h00

Você quer chamar a atenção no trabalho pelas razões certas, e elas estão associadas às suas competências e aos resultados que entrega. Você já leu isso trocentas vezes e não precisa que eu venha repetir.

A ideia aqui é falar com você que trabalha em áreas mais criativas, soltas, informais… Ou é a empresa de você mesmo — amo esse conceito e vou falar muito mais disso aqui. Nesses casos, a moda e a beleza são uma mão na roda, acréscimo às competências e aos relatórios bem-feitos que (goste ou não) pode te levar a representar a empresa em eventos, ser chamada para mais reuniões importantes, ser lembrada pelos demais, ser referência de estilo e pegar jobs específicos ou simplesmente alegrar o ambiente e inspirar quem está ao redor.

Já falei disso aqui.

Veja bem: já lidei com profissionais estilosérrimos mas que não entregavam bem. Não é deles que estou falando. A graça é usar roupa, cabelo e afins como um plus, o borogodó que vai te fazer ser visto ou lembrado por boas razões.

Tudo conta. Tudo ajuda. E, sendo bem coach aqui, o que te impede de tentar?!

Então aqui vai uma lista de ideias atuais de moda e beleza para você que pode ousar no dresscode no escritório e concorda com minha humilde teoria do "borogodó pró-carreira".

Batom vermelho + cabelo preso + mistura de cores = visual pouco óbvio (Foto: Pexels)

1 – Colarzão. Aparecido, grande, único. Você não precisa ter dez peças assim, basta uma que tenha tudo a ver com você e que sirva de muleta para dias básicos. E repita à vontade. Use-o como marca, amuleto, o objeto que você coloca para levantar o visual quando não está tão inspirada.

2 – Cor + cor. Só de usar cor com cor, em vez de cor com tom neutro (preto, branco, cinza, bege) você já se diferencia da multidão. Calça e casaco de cores fortes é o tal do "power look" dos anos 80, lembra? Combinações de sucesso: vinho + rosa, como na foto acima, azul + verde; vermelho + vinho. A mesma lógica de agregar poder à roupa serve para o mix de estampas. A modelagem pode ser nada, mas só isso faz o look.

3 – Unha metálica. Porque é menos óbvia e porque pode ser vista de longe. Jeans, camiseta e casaqueto com uma boa unha arredondada escura e metalizada surpreende. Unha, pra muita gente, é cartão de visita. Use um anel aparecido só e brilhe.

4 – All jeans. Está todo mundo usando, né, minha gente, por que não aderir também? Adoro a ideia de camisa e calça jeans ajustados em tons diferentes. Outra peça em alta é o jaquetão jeans, bom para quebrar uma roupa de alfaiataria, com pinta formal. Os patches todos é pra quem quer brincar, para trabalho até em ambientes formais é bom ficar de olho, porque infantiliza.

5 – Tênis com saia. Não chega a ser uma novidade, mas ainda grita "modeeeerna", principalmente se não é algo que você usaria normalmente. É como se você montasse um look perfeito, olhasse pra ele e se perguntasse: o que vou colocar de "errado" agora para que ele fique mais interessante?

6 – Batom vermelho. Ah, gente, dispensa apresentações. Batom escuro dia ou outro sempre causa impacto e vale pelo acessório que você não colocou.

7 – Sapato aparecido. Pense aqui nos coloridos, metálicos ou de modelagem "estranha". Entram para criar um ponto de atenção e mostrar personalidade, coragem, ousadia. Quanto mais único, melhor. Tipo o colar.

8 – Trança. Porque é improvável… Uma trança lateral ou uma "semitrança" surpreende e traz uma feminilidade legal para o ambiente de trabalho. Cuidado só para não misturar vestidinho floral, sapatilha e tracinhas, senão você corre o risco de ficar caricata ou infantil. A ideia é ser doce pero no mucho.

9 – Monocromático. Vermelho total é, tipo, a bola da vez, mas pode ser uma sexta branca (cheia de sentido e tão chique), mistura de marinhos ou um bom macacão colorido, que resolve a vida rapidinho.

10 – Delineado colorido discreto. Azul, verde ou roxinho, mas feito só na beiradinha do olho, sabe? Bem cool, com pele feita na medida e sem batom. Faz a pessoa olhar de novo para sua cara na intenção de checar se é isso mesmo. E é discreto, cabe em muitas ocasiões.

11 – Moletom com salto. Confortabilíssimo, mas todo gracioso e muito atual. Adoro a ideia dos mesclados mesmo com camisa solta e escarpins, e você? Se precisar deixá-lo ainda menos informal, aposte num casaco de alfaiataria ou colete alongado.

12 – Roupa formal + jaqueta na cintura. É o fator "o que essa peça está fazendo aqui?" de novo! Uma jaqueta amarrada na cintura, um coletão improvável por cima, algo que chame a atenção pelo styling traz a ideia de criatividade.

13 – Cabelo "lambidinho" para trás. Feito com gel ou pomada, esse penteado serve para manhãs de cabelo rebelde ou falta de inspiração. Pode ser preso e com risca lateral e combina bem com batom vermelho (como na foto que ilustra este post) para dias em que você vai emendar o happy hour. Eu acho bacana, e você?

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti