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Bru Fioreti

O mercado muda rápido, você acompanha? Veja 6 dicas para não ficar pra trás

Bru Fioreti

27/08/2019 04h00

Trocar mais, testar tecnologias, procurar autoconhecimento… Está nas suas mãos se destacar no mercado ultracompetitivo (Foto: PEXELS)

Vira-e-mexe falo aqui sobre como o mercado tem mudado rapidamente e sobre como isso tem gerado ansiedade em profissionais das mais diversas áreas. Mas existem ao menos seis providências que você pode tomar para diminuir a sensação de estar para trás e, mais importante, realmente aumentar sua capacidade de "ler" o cenário e se encaixar melhor nele.

É sobre treinar o olhar, estar presente e entender quais diferenciais pode destacar para ser reconhecida como autoridade ou pelo menos como "diferente" dos demais.

Vamos a às dicas.

1) Nunca esteja sem ler um livro

Perceba a diferença desse primeiro passo de "leia muito" ou "mantenha-se atualizada". A dica é bem especifica: NUNCA esteja sem ler um livro que de alguma maneira se relacione à sua área.

Claro que qualquer leitura engrandece… Um bom romance ou um compilado de poesias podem fazer maravilhas sobre a sua criatividade! Mas tente se manter lendo mais do que artigos sobre temas relacionados à sua área de atuação. O aprofundamento de quem lê livros (infelizmente) virou diferencial de mercado.

Coloque esse tempo na agenda, de manhã, à noite, ou inclua algumas páginas depois do almoço.

2) Flerte com as novidades e as tecnologias

Reclamar da tecnologia, falar mal das redes sociais ou ficar numa toada saudosista não vai fazer muito pela sua carreira — mesmo se trabalhar com brechó ou sebo, a rede social pode fazer maravilhas pelo seu business!

Adote uma saudável postura de aprendiz e, quando souber que algo novo está aflorando, procure saber. Se tiver chance, toque, experimente, sinta o que aquela tecnologia proporciona.

De perto, as novidades costumam ser menos assustadoras.

3) Faça do autoconhecimento sua pós

Costumo dizer que autoconhecimento é a nova pós-graduação.

Lembra quando ter um MBA era diferencial? Quando o Mestrado era a diferença entre ser ou não autoridade em determinado assunto? Pois aqui em 2019, diferente mesmo é a profissional que se conhece, sabe que habilidades têm e quais precisa desenvolver. E, por isso, é inteligente emocionalmente, bem-relacionada, segura e capaz até de dizer não quando algo contraria seus princípios.

No mercado ultracompetitivo, quem se conhece bem sabe o que pode usar para se diferenciar (veja o próximo tópico).

De livros de autoajuda a terapia, de coaching a imersões holísticas, de meditação a clubes do livro… Crie suas maneiras de pensar sobre si mesma e desvendar o funcionamento da sua mente.

O resultado será mais autoconfiança, melhores relações profissionais, criatividade aflorada e coragem para expor ideias.

4) Assuma um diferencial para não ser mais uma

Primeiro, claro, é preciso incorporar o processo de autoconhecimento como parte da carreira, e não só um "luxo" para aquelas que estão com problemas pessoais a serem solucionados.

Conhecendo a si mesma, é provável que comece a entender o que tem de diferente, melhor, especial ou simplesmente mais acentuado que seus pares profissionais.

O mercado valoriza isso? É algo que, se for conhecido por mais gente, pode se tornar catapulta para aumento de salário, de cargo ou virada de carreira?

Faça o exercício simples de escrever em um papel quais poderiam ser seus diferenciais profissionais e que muita gente ainda não sabe. Escolha o mais marcante em você e comece a assumi-lo.

Isso pode ser feito aceitando mais desafios naquela área, produzindo conteúdo sobre o tema específico nas redes sociais ou simplesmente usando o boca a boca para dizer que está cada vez mais interessada no tema.

Veja: você não inventa nada! É um diferencial seu, algo que já faz muito bem, de que gosta e que tem potencial para te diferenciar da multidão — às vezes até um defeito cumpre esse papel.

Assuma primeiro pra você, bata na tecla e o retorno começará a vir com os meses. Coragem!

Veja também:

5) Prestigie colegas e converse com gente da área

Vá a eventos do setor, dê parabéns no aniversário, varie as pessoas com quem almoça, dê as caras quando for convidada, pergunte se o filho melhorou, compartilhe contatos ou informações valiosas para o outro: você já leu essas dicas de networking, mas será que anda praticando?

Muitas vezes a tendência é cair no piloto automático e voltar a tomar café com as mesmas figuras ou se enfiar na toca como se os relacionamentos não fizessem diferença na carreira. Mas fazem.

Escreva quais são as pessoas com as quais pode fazer um esforço para se relacionar, que providências pode tomar e comece a fazer uma por semana — não mais, para não desistir.

Em poucos meses, terá um grande impacto.

6) Seja curiosa sobre o que está acontecendo em outras searas

Provavelmente esse tópico é o que seus pares não estão fazendo: conversar com gente de outros setores, ler sobre assuntos relacionados a áreas diferentes, procurar saber o que de novo se planeja por ali, dar um pulo em um evento que não tem nada a ver com você, conhecer gente diferente do perfil a que está acostumada…

Saber mais sobre áreas diferentes estimula a criatividade porque faz com que você consiga enxergar soluções absolutamente inesperadas para problemas conhecidos.

Seu diferencial, inclusive, pode vir dessa curiosidade trabalhada de forma sistemática para trazer soluções inovadoras e insights.

 

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

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