Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

5 lições de estilo para levar do Carnaval para o dia a dia de trabalho

Bru Fioreti

08/02/2018 05h00

A sua vida real não é só body colorido, glitter e alalaô, mas bem que esses dias de Carnaval podem servir de exemplo para uma rotina — inclusive de trabalho — com mais borogodó.

Calma, ninguém está sugerindo que você vá com uma melancia na cabeça (literalmente) para o escritório nem capriche no maiô asa-delta de paetês na próxima reunião.

São pensatas de estilo colhidas na época do ano em que mais nos permitimos soltar as amarras traduzidas para o dia a dia, em ideias de looks, mas principalmente em questões sobre a nossa atitude, como você vai ver a seguir.

Mix de cores, maquiagem alegre, acessório na cabeça: o combo que parece alegrar na hora! (Foto: Pexels)

1. A forma como você se veste interfere no seu comportamento

Falta autoconfiança? Pois vista-se como se já estivesse cheia de si!

Ninguém vai para o bloquinho com look bege ou blusinha preta com jeans. Isso não inspira confiança, autoestima, alegria! Perceba como basta a pessoa colocar o uniforme carnavalesco — que inclui acessório de cabeça, body e maquiagem brilhosa — para já entrar no clima.

Traduzindo para sua vida de trabalhadora do Brasil…  

Os dias de mais desânimo são os que você mais pode se beneficiar do "plus" de confiança de uma boa roupa.

Use seu estilo para animar uma segunda cinzenta com uma combinação de cores pouco óbvia (que pode ser vinho + rosa ou verde + azul). Um batom escuro ou um colar estiloso podem ser marcas de confiança para o dia de uma apresentação ou de uma reunião importante.

No vídeo abaixo, que fica no meu canal sobre coaching, moda e carreira, falo um pouco sobre como você pode começar a aprimorar seu estilo! 

2. Você não precisa de salto para se sentir linda

A não ser que tenha vocação de passista, você não vai pular Carnaval se equilibrando em uma plataforma. Tênis ou sapatilhas trazem estilo e conforto simultâneos lindamente, certo? E por que raios tanta gente ainda acha que só fica bonita em cima de um salto nos outros dias do ano?!

Veja bem: nada contra saltos! A sacada é entender que eles são acessórios bacanas, mas não precisam ser essenciais para que você se sinta bem. Tênis, tão bacanas com shortinhos jeans no Carnaval, dão ar despojado para a alfaiataria nos ambientes de trabalho informais.

Já as sapatilhas são o que há de mais versátil. Tente sair das beges e pretas para o dia a dia. Mais ideias? Mules (tendência que continua firme e forte) ou sapatilhas de bico fino para tirar o uniforme de cada dia do tédio.

3. Acessórios têm poder de "fazer" o look

Se no Carnaval as tiaras e as pochetes têm sido hit, cá no universo de trabalho as bolsas-saco, bem estilo anos 90, são práticas e atualizam o look de trabalho em ambientes informais e criativos.

Mesmo se seu escritório ou seus clientes forem mais sérios, tente apostar em acessórios de impacto. Não vai ser uma tiara de flores, mas pode ser tranquilamente uma pulseira grossa ou um anel que seja a sua cara. Sapatos entram nessa categoria, assim como cintos, brincos, colares e lenços.

4. Um pouco de brilho não faz mal a ninguém

A profusão de glitter não é sua praia? Pois fiquemos no plano das ideias… Até as pessoas mais tímidas têm se permitido um ou outro brilhinho nesses dias de folia, ainda que seja por "osmose", por entender que isso é um código geral a ser respeitado.

Então por que não tentar incluir o brilho no dia a dia?

Pode não vir na maquiagem nem em um sapato metalizado, mas na sua atitude de se permitir brilhar.

Destacar-se com o que faz você se sentir "brilhante", ousar um pouco mais na maneira de se vestir ou nas atitudes em todas as esferas. Brilhar é bem mais que usar glitter, mas se você precisar de um marco para começar a mergulhar nessa nova maneira de agir comece agora com uma maquiagem aparecida ou uma peruca.

Você vai se misturar com a multidão, mas estará silenciosamente levando a outro nível a máxima "o ano começa depois do Carnaval".

Se tiver vontade de passar mais modernidade com seu look, o vídeo abaixo pode ajudar. 

5. O ambiente contagia sua aparência

Qual seria a graça de se fantasiar para ir a um bloquinho vazio? Ou de ter a melhor fantasia da Avenida e a dita-cuja estar com meia dúzia de pessoas…?

A multidão é que faz a mágica acontecer e, assim como em qualquer catarse coletiva, transforma um comportamento que poderia parecer inadequado ou estranho fora ali em algo perfeitamente aceitável dentro do contexto.

Sair de maiô e make metálico em pleno domingo à tarde é pouco usual em um dia qualquer. Mas no próximo é quase que traje obrigatório!

O ponto dessa análise para sua vida é fazer o caminho inverso…  

Será que o fato de estar em um ambiente menos criativo não está barrando sua criatividade? Abafando totalmente seu estilo, muitas vezes não só o de se vestir, mas o de se expressar na fala, nos gestos…?

Claro que existe e é necessária a adequação ao ambiente profissional!

Mas use esse feriadão para refletir se você se sente confortável no seu ambiente de trabalho atual e se, ao longo dos anos, você perdeu traços importantes da sua essência para se adequar à "multidão". Não precisa ser diferente nem igual a todo mundo, só precisa ser você.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti