Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

Mentor profissional: o que é isso na prática e como encontrar um

Bru Fioreti

04/12/2017 08h00

O termo mentoria está na moda e você já pode ter se perguntado quem é que realmente tem um mentor profissional além dos executivos de alto nível? Sejamos realistas: não muita gente.

Mas este é o xis da questão: ter um mentor ou uma mentora é um dos fatores que faz pessoas competentes se tornarem de alta performance, porque a mentoria ajuda a desenvolver mais do que competências técnicas: contribui com técnicas de resolução de conflitos, direcionamento profissional e até no desenvolvimento da inteligência emocional — tema sobre o qual falei mais profundamente aqui.

Não é o ombro amigo depois do expediente. É uma espécie de guru para questões macro da sua área de atuação, capaz de dar opiniões sinceras e confiáveis que você respeita e está disposto a considerar na tomada de decisão.

Seu mentor pode ser colega de trabalho ou alguém do mercado, o importante é haver afinidade e admiração (Foto: Pexels)

Pense na lógica de "duas cabeças pensam melhor do que uma" e agregue o valor experiência a uma das "cabeças". Bingo!

Quem é o seu mentor?

Um coach pode se habilitar a ser mentor. Mas não é nem de longe uma exclusividade: profissionais mais experientes e sábios de qualquer área podem ser mentores, desde que estejam dispostos a isso, o que inclui ter encontros periódicos com seu "pupilo" e real vontade de ajudá-lo a superar os desafios da sua carreira.

E, claro, o mentor é aquele cara que entende muito da sua área, tem experiência o suficiente para opinar em questões das mais variadas e, acima de tudo, é uma pessoa de bom senso.

Como encontrar um? Talvez ao ler a descrição acima você já tenha pensado em alguém.

Pode ser um ex-chefe (ou chefe atual, dependendo da relação que tiverem), um colega mais experiente, alguém que admira no mercado ou mesmo um mentor profissional, com formação para isso.

Mas é preciso que haja afinidade entre vocês, que você admire a pessoa, veja um quê inspirador nela, respeite intelectualmente… Um mentor não é alguém que você veja de igual para igual, existe uma hierarquia implícita ali.

Encontros periódicos e diretos

Quando encontrar o seu, pode chamá-lo para uma conversa e explicar que gostaria de ter almoços ou cafés periódicos com ele para obter esse aconselhamento — os encontros devem ser marcados para que a conversa realmente tenha um fluxo e não fique na superficialidade do corredor.

Só vale lembrar que a mentoria, como qualquer relação, é uma via de mão dupla. De nada adianta ter um mentor e não confiar na opinião dele ou não acatar nada do que orienta. Muito menos colocar emoção nos conselhos, levando para o pessoal.

Mentoria é uma relação de confiança, respeito e admiração, mas flui melhor quando se restringe ao campo profissional.

Use os atalhos profissionais que seu mentor tiver a oferecer, aprendendo com seus erros anteriores, e verá como isso se torna uma vantagem competitiva na carreira.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti