Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

5 listas que você deveria fazer para evoluir mais rápido na vida

Bru Fioreti

26/10/2017 08h00

Sua vida está abarrotada de listas? A minha está: da complexa lista de objetivos para a vida aos frugais tópicos a adquirir no supermercado, da insana quantidade de tarefas burocráticas a executar até a simples lista de afazeres desta manhã.

Acontece que, como os experts em produtividade sempre destacam, só listar não garante que nada se cumpra, há toda uma lógica por trás da execução. E essa lógica começa com a escolha das listas certas a fazer. Em vez de fazer 72 listagens banais, que tal focar em poucas que de fato tenham o poder de impactar a sua vida? Criar listas que, se saírem do papel, mudarão o rumo das coisas!?

Nada contra a velha e boa to do list, mas aqui a gente está pensando macro.

Eis a proposta da coach que vos escreve: oferecer um top 5 de listas fundamentais para nortear a sua vida e a sua carreira a partir de agora. Tudo simples, para que você de fato consiga cumprir o que listou. Senão, seria mais uma para a conta das listas não feitas, e esta já está mais do que na hora de apagar…

Viagem de aventura com amigos: está aí um item que pode estar na sua bucket list! Quem planeja tem mais chances de realizar (Foto: Pexels)

1. Lista de contatos categorizados 

Não é a simples lista de contatos do seu smartphone, ok? Estamos falando de um documento inteligente, com contatos categorizados. Uma opção é separar em contatos de primeiro, segundo e terceiro graus.

Os primeiros são os conhecidos, pessoas com as quais você já tem familiaridade ou que vão saber quem você é se receberem seu sinal de fumaça. Os de segundo grau são amigos de amigos, conhecidos com os quais você ainda não tomou um café etc. O terceiro grupo é o de pessoas cujos contatos você está levantando, mas ainda não conhece de verdade.

Trata-se de uma estratégia para ampliar e monitorar seu networking — como as pessoas que já conhece muito, pouco ou nada podem entrar na sua vida? Listá-las vai fazer a maior diferença, mesmo porque a troca de contatos é um dos bem mais preciosos que você pode oferecer (leia mais sobre a troca de contatos e o networking aqui).

2. Lista de prioridades semanais  

Antes que você já venha com um "ah, jura? Isso eu já faço", me dê uma chance de explicar a diferença. Ter prioridades não é se contentar em apagar incêndio, é arrumar um jeito de pensar lá na frente, mesmo com a agenda cheia de compromissos!

A lista de prioridades semanais consiste em você traçar, todo domingo, as metas para a semana seguinte, respondendo às seguintes perguntas: 1) o que vou fazer por mim nesta semana?; 2) qual vai ser o passo a mais que vou dar mesmo sem precisar?; 3) o que preciso equilibrar na minha vida nesta semana?.

Para aumentar suas chances de cumprir o que listou, distribua as tarefas prioritárias nos dias da semana, sempre deixando espaços antes e depois. Por exemplo, se você acha que fará aquilo em uma hora, separe ao menos 1h30 na agenda.

A lista de afazeres é importante, mas a lista de prioridades é a diferença entre enxugar gelo semana pós semana e evoluir em todas as esferas.

3. Lista de gastos fixos e variáveis   

Muita gente vive num universo paralelo, como se não saber exatamente o que entra e o que sai em termos de dinheiro fizesse com que tudo ficasse bem… Não, né, gente!? A falta de organização das finanças pessoais só gera prejuízos e, mais cedo ou mais tarde, fomenta ansiedade, baixa autoestima…

Existem 1.001 aplicativos eficientes por aí para gerenciamento da área, mas você pode dar seu primeiro pequeno passo listando o que tem de gastos fixos. Olha que atitude simples e eficiente para dar adeus ao Fantástico Mundo de Bob! Inclua nos fixos aluguel, condomínio, prestações, o curso de inglês, tudo aquilo cujo custo você já sabe.

Ah, o ideal é a poupança ou as aplicações constarem na lista de gastos fixos. Nem que você vá guardar R$ 50, que eles estejam previstos e sejam "separados" logo de cara.

Dá também para fazer o registro da estimativa de gastos cuja variação é pequena, como conta de luz, água, telefone, supermercado. Não se esqueça — se possível, lógico — de prever uma quantia para "outros", porque eles sempre aparecem.

É um passo para a organização pessoal. O seguinte consiste em avaliar o que da previsão está se cumprindo e o que está escapando do orçamento, anotando tudo o que consumir… Mas isso é tema para outro post. Por ora, contentemo-nos com saber para onde o dinheiro está indo.

4. Lista dos objetivos para 1 ano

Você pode não conseguir responder o que quer exatamente para a sua carreira daqui a 5 anos, mas se conseguir listar algumas conquistas que vislumbra para os próximos meses, já estará à frente da maioria.

Perguntas para ajudar? Temos! O que você quer realizar na sua carreira? Quer ter concluído algum curso? Quanto exatamente quer estar ganhando? Como se vê na empresa em 12 meses? Quer ter mudado de área? Se sim, para qual?

É assim que os planos saem do papel: primeiro sendo colocados nele!

De tudo o que escrever, escolha cinco objetivos e pense nas primeiras providências que pode tomar agora para executá-los. Eu disse "agora" — quanto antes começar a ver os resultados, mais fácil será se motivar para continuar. Saia do círculo vicioso da inércia.

5. Bucket list — ou a lista das coisas para fazer antes de morrer 

Parece tema de filme, mas é um jeito divertido de trazer aventura para a sua vida.

Listar todas as coisas que gostaria de fazer nesta vida, das mais simples às mais absurdas é traduzir o conceito de "gamificação" para o seu dia a dia. Sim, é como se estivesse num jogo consigo mesmo, no qual você fica mais engajado a cada nova vitória.

Dormir no meio do mato? Ler "O Capital"? Fazer uma festa memorável? Tomar banho de chuva? Escalar uma montanha? Pintar o cabelo de azul? Frequentar uma praia de nudismo? Sei lá, a lista é sua, e ela deixa a vida muito mais colorida. Se sua ideia for sair do piloto automático, ela pode ser o maior incentivo, porque é 100% motivada pelos seus desejos.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti