7 filmes da Netflix para ver neste feriado e colocar em prática na segunda
Feriado para muita gente significa horas a fio de Netflix e pipoca, fato. Faço então a minha parte ao sugerir uma lista de filmes e documentários que podem inspirar ou fazer renascer aquela faísca na sua vida profissional. Nenhum deles vai fazer você ter vontade de trocar o sofá pelo trabalho, mas a lista a seguir tem o poder de fomentar a vontade de fazer algo diferente — nem que seja só na segunda-feira.
Vamos a ela:
1 – "The Altruism Revolution". Documentário sobre uma série de pesquisas que demonstram como o altruísmo é menos coisa de super-herói do que parece. Ao contrário, é uma característica inerente ao ser humano. Além de interessante, o vídeo traz à luz a ideia de que as técnicas de meditação ajudam a acessar bons sentimentos e alcançar maior nível de empatia, altruísmo e bem-estar. Ideia boa para adotar no dia a dia, além de repensar atitudes egoístas, que pouco têm a ver com a ideia de cultura colaborativa em ascensão.
2 – "Girlboss". A série, inspirada no livro homônimo que conta a história da empresária Sophia Amoruso, tem apelo para quem gosta de moda e empreendedorismo. A capacidade de transformar um hobby e uma paixão em negócio, de crescer absurdamente mesmo tendo vindo "do nada" ganha cores e charme na série, assim como na obra escrita.
3 – "The September Issue". Documentário clássico sobre a recheadíssima edição de setembro da revista Vogue, considerada a principal do ano, mostra os bastidores de uma grande revista de moda, o esmero por trás de cada foto, o perfeccionismo e outras nuances desse universo sedutor. Uma delícia e uma tarefa básica para quem planeja estar no universo da moda ou se interessa pelo tema.
4 – "Fome de Poder". A história da criação do McDonald's tem passagens não tão memoráveis eticamente falando, mas é um exemplo de obstinação — a determinação elevada à enésima potência. Interessante ver como a autoajuda norteou o início do processo e como a evolução do business se dá do primeiro sanduíche até a criação de um método próprio e a expansão das franquias. O McDonald's é mais sobre imóveis que sobre Big Macs, afinal. Para quem ama empreendedorismo, um prato cheio.
5 – "Julie & Julia". Amy Adams e Meryl Streep dão vida às personagens do título, numa história que remete ao início dos blogs. Curioso para quem adora o universo da internet e também da gastronomia, já que se trata de um autodesafio colocado por Julie de reproduzir receitas clássicas da icônica cozinheira Julia Child. Além de ser um entretenimento, o filme inspira as pessoas que pensam em levar seus hobbies a público, mas até hoje hesitam. Isso deu vida à febre dos blogs lá atrás e, sim, ainda tem fôlego. Por que não?
6 – "Chef's Table". A série é um deslumbre visual e um convite à salivação intensa, já que trata da história de grandes chefs de cozinha e traz pratos e ingredientes incríveis. Porém, o que mais impressiona são pelo menos dois traços comuns entre as histórias de sucesso relatadas ali: a paixão dos profissionais pelo que fazem e sua capacidade de cair e levantar — reforçando a percepção de que os fracassos são apenas aprendizados para quem tem objetivos claros. Lição de perseverança das boas.
7 – "Steve Jobs: Billion Dollar Hippy". Pessoas que conviveram com o guru da Apple contam várias passagens sobre ele e, como tudo o que vem de Jobs, gera interesse e insights sobre carreira, motivação e principalmente foco — a capacidade de se manter fiel a suas ideias e a seus objetivos mesmo diante das adversidades. E para isso não é preciso ser criativo e visionário como ele, basta se inspirar na sua persistência.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.