Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

7 filmes da Netflix para ver neste feriado e colocar em prática na segunda

Bru Fioreti

07/09/2017 08h00

Feriado para muita gente significa horas a fio de Netflix e pipoca, fato. Faço então a minha parte ao sugerir uma lista de filmes e documentários que podem inspirar ou fazer renascer aquela faísca na sua vida profissional. Nenhum deles vai fazer você ter vontade de trocar o sofá pelo trabalho, mas a lista a seguir tem o poder de fomentar a vontade de fazer algo diferente — nem que seja só na segunda-feira.

Vamos a ela:

"Girlboss": uma das opções de vídeos para fazer você pensar em carreira bem aí, do conforto do sofá! (Foto: Divulgação)

1 –  "The Altruism Revolution". Documentário sobre uma série de pesquisas que demonstram como o altruísmo é menos coisa de super-herói do que parece. Ao contrário, é uma característica inerente ao ser humano. Além de interessante, o vídeo traz à luz a ideia de que as técnicas de meditação ajudam a acessar bons sentimentos e alcançar maior nível de empatia, altruísmo e bem-estar. Ideia boa para adotar no dia a dia, além de repensar atitudes egoístas, que pouco têm a ver com a ideia de cultura colaborativa em ascensão.

2 – "Girlboss". A série, inspirada no livro homônimo que conta a história da empresária Sophia Amoruso, tem apelo para quem gosta de moda e empreendedorismo. A capacidade de transformar um hobby e uma paixão em negócio, de crescer absurdamente mesmo tendo vindo "do nada" ganha cores e charme na série, assim como na obra escrita.

3 – "The September Issue". Documentário clássico sobre a recheadíssima edição de setembro da revista Vogue, considerada a principal do ano, mostra os bastidores de uma grande revista de moda, o esmero por trás de cada foto, o perfeccionismo e outras nuances desse universo sedutor. Uma delícia e uma tarefa básica para quem planeja estar no universo da moda ou se interessa pelo tema.

4 – "Fome de Poder". A história da criação do McDonald's tem passagens não tão memoráveis eticamente falando, mas é um exemplo de obstinação — a determinação elevada à enésima potência. Interessante ver como a autoajuda norteou o início do processo e como a evolução do business se dá do primeiro sanduíche até a criação de um método próprio e a expansão das franquias. O McDonald's é mais sobre imóveis que sobre Big Macs, afinal. Para quem ama empreendedorismo, um prato cheio.

5 – "Julie & Julia". Amy Adams e Meryl Streep dão vida às personagens do título, numa história que remete ao início dos blogs. Curioso para quem adora o universo da internet e também da gastronomia, já que se trata de um autodesafio colocado por Julie de reproduzir receitas clássicas da icônica cozinheira Julia Child. Além de ser um entretenimento, o filme inspira as pessoas que pensam em levar seus hobbies a público, mas até hoje hesitam. Isso deu vida à febre dos blogs lá atrás e, sim, ainda tem fôlego. Por que não?

6 – "Chef's Table". A série é um deslumbre visual e um convite à salivação intensa, já que trata da história de grandes chefs de cozinha e traz pratos e ingredientes incríveis. Porém, o que mais impressiona são pelo menos dois traços comuns entre as histórias de sucesso relatadas ali: a paixão dos profissionais pelo que fazem e sua capacidade de cair e levantar — reforçando a percepção de que os fracassos são apenas aprendizados para quem tem objetivos claros. Lição de perseverança das boas.

7 – "Steve Jobs: Billion Dollar Hippy". Pessoas que conviveram com o guru da Apple contam várias passagens sobre ele e, como tudo o que vem de Jobs, gera interesse e insights sobre carreira, motivação e principalmente foco — a capacidade de se manter fiel a suas ideias e a seus objetivos mesmo diante das adversidades. E para isso não é preciso ser criativo e visionário como ele, basta se inspirar na sua persistência.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti