Topo

Histórico

Categorias

Bru Fioreti

Adeus, mediocridade! Veja dicas para se aperfeiçoar como os executivos

Bru Fioreti

31/08/2017 08h00

O que pode ser mais perigoso que ficar parado? Com essa visão sobre a esfera profissional, coaches de grandes executivos costumam trabalhar com o chamado planejamento de aprendizagem contínua, um plano para que as forças de gerentes, diretores e CEOs sejam sempre aperfeiçoadas e suas habilidades técnicas, recicladas.

Pense no nível de competitividade do universo corporativo: o profissional que não estiver um passo à frente rapidamente fica dois atrás. Daí vem a ideia de "preparo cognitivo" — assim como é preciso ter preparo físico para as atividades do dia a dia, convém estar preparado cognitivamente para resolver problemas, tomar decisões, analisar cenários e assim por diante. É sobre fazer escolhas no estilo de vida e nas atitudes que te levem à máxima performance também na mente.

Acontece que, mesmo fora dos altos níveis executivos, a lógica de se manter em constante aprendizado é essencial: por meio dela é que você pode se destacar entre seus pares, ampliar sua capacidade criativa e antever problemas no trabalho. O que fazer na prática? Aqui vai uma lista de ideias, muitas utilizadas no Executive Coaching, para garantir seu plano de aprendizagem contínuo.

Tenha um caderno de insights. Recomendação básica, né? Mas você de fato já experimentou ter o que chamo de "caderno de você", um local para depositar suas ideias mais bacanas, planos e quaisquer coisas que pipocarem na mente? É a melhor maneira de reter ideias e desenvolvê-las.

Faça pequenos treinamentos online. Para ir se reciclando, aprender coisas que não fazem exatamente parte do seu escopo de trabalho, dar o primeiro passo em uma nova área… Cursos online costumam ser mais baratos — muitos até de graça — e resolvem bem num nível superficial. Tente, por exemplo, os da plataforma Coursera.

Delegue o que puder, pergunte a quem sabe. Várias histórias sobre Henry Ford estão aí para ilustrar o básico: você não precisa saber tudo, precisa se cercar de pessoas que saibam e façam por você. E não é preciso ser multimilionário para isso, basta perguntar a quem sabe, assuntar, ler. Informe-se com os especialistas e economize nos erros.

Qualquer lugar é lugar de aprender: pode ser com audiobook, um app novo ou um TED

Veja mais TEDs. Está tudo ali, disponível e variado, para saciar sua necessidade de se atualizar. Pesquisas das mais diversas são apresentadas nesse formato que entretém e informa e que pode, portanto, ser encaixado em momentos mais relax, como fins de semana. Salve seus preferidos numa playlist e delicie-se.

Faça uma seleção de leituras para "preencher buracos". A mesma lógica dos TEDs, só que aplicada a textos. Aqui, falo de artigos de blogs, notícias e afins que você salva em uma aba especial para ler nos intervalos que tiver, tipo espera no dentista, sabe? Toda hora é hora de conhecimento.

Leia um livro por mês. Joguei baixo, né, pessoal? Muita gente lança desafios de ler um livro por semana e tal, mas isso pode se tornar uma cobrança imensa e improdutiva. Em vez disso, pense em ler um por mês. Uma dica é alternar obras técnicas com outras ficcionais, que ampliem sua visão de mundo.

Aposte nos audiobooks. Pergunte a qualquer especialista em produtividade e ele indicará que você ouça livros e podcasts. Simples: dá para fazer outras coisas enquanto isso. Ótima pedida para quem passa muito tempo no trânsito ou é adepto das caminhadas.

Brinque com novas tecnologias. Pare de invejar o aprendizado rápido das crianças e faça mais como elas, que simplesmente vão "fuçando" nos aparelhos e aplicativos para aprender a lidar com eles. Tão melhor que nem tentar já que não vai conseguir, né? Teste novos apps nem que seja por diversão.

Faça/leia resumos de livros. Ler é bom, anotar o que leu é ainda melhor. Está comprovado que escrevendo nós absorvemos melhor o aprendizado, não é à toa que nos tempos da escola sua professora pedia para que fizesse resumos de livros. Pode ser no bloco de notas mesmo ou no seu caderno de insights.

Desafie-se a aprender algo novo. Em curso, em leitura ou só na prática, aqui importa menos o "como" e mais o "o quê". Esteja sempre aprendendo alguma coisa nova e veja seu cérebro evoluir — sabe aquilo de estimular novos caminhos cerebrais, é assim que funciona! Aprender línguas é sempre uma boa ideia.

Frequente novos lugares. Como complemento à dica anterior e às leituras, tente ir a lugares diferentes. Museus e cinema são excelente, mas também vale restaurante, parque… Tudo o que estimule seus sentidos e seu cérebro, o aprendizado está no olhar curioso.

Escolha bem seus cursos. Fazer aperfeiçoamentos, cursos rápidos e de pós-graduação é maravilhoso, mas pode ser dinheiro jogado fora se você não se dedicar a absorver o conhecimento também fora de aula. Também avalie o que de fato você terá de retorno com essas formações adicionais e em quanto tempo recuperará seu $. Tudo isso para planejar seu aprendizado contínuo, trazer isso à consciência.

Aliás, uma dica antes de sair adotando todas as ideias deste artigo é planejar bem a sequência de aplicação, para que elas sejam absorvidas no seu cotidiano e que seu aprendizado seja, de fato, contínuo. Melhor aplicar uma dessas práticas e fazer dela um hábito do que se empolgar com todas e não levar nenhuma para frente.

Sobre a autora

Bruna Fioreti é coach de vida e carreira, jornalista e consultora de branding pessoal e conteúdo. Ministra cursos e palestras sobre carreira, estilo, produtividade e temas femininos pelo Brasil - expertise desenvolvida em cinco anos como redatora-chefe da revista Glamour. Com MBA em Coaching em curso e seu projeto Manual de Você, realiza dezenas de atendimentos individuais e dissemina o conceito de #autocoaching nas redes sociais.

Sobre o blog

Dicas e reportagens sobre carreira, com foco nas mulheres que buscam satisfação, foco, produtividade e aprimoramento da imagem profissional. Um espaço para falar das tendências da área, que vai te ajudar a atingir a melhor performance da empresa chamada VOCÊ.

Blog da Bru Fioreti